Conselho de Obras Sociais

Tem como missão primeira, atender as demandas de assitência social dos capuchinhos no  Rio Grande do Sul e fomentar a gestão dos projetos  voltados a população em vulnerabilidade social da Associação Literária São Boaventura. nome jurudico dos Capuchinhos na área social.

 

Frei José Lagni (Coordenador)

  1.  Frei Álvaro Morés
  2.  Frei Jaime Bettega
  3.  Frei Luiz Carlos Lunardi
  4.  Frei Rogério Miotto
  5. Assessorias Técnicas

Associação Literária São Boaventura (ALSB) - entidade civil mantenedora das obras dos Frades Capuchinhos da Província Sagrado Coração de Jesus do Rio Grande do Sul, nas áreas assistenciais, educacionais e de saúde.
Foi criada em 1909 com a missão de promover a vida e a paz, buscando resgatar a dignidade humana e os valores seguidos por São Francisco de Assis no desenvolvimento dos serviços de assistência social, observando a legislação brasileira. Segue a filosofia de contribuir para a construção da história, cultivando o espírito franciscano e promovendo o ideal de Paz e Bem. Visa ser uma entidade assistencial que prioriza o ser humano em suas respectivas comunidades com o objetivo de prestar gratuitamente, de forma contínua, permanente e planejada, serviços de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, promoção e integração ao mercado de trabalho e promoção da saúde, através de convivência e fortalecimento de vínculos. Investe seus recursos na multiplicação de projetos e ações transformadoras, com foco no fortalecimento e protagonismo da família, atendendo crianças, adolescentes, jovens, idosos, pessoas soropositivo-HIV e indivíduos em situação de vulnerabilidade e riscos sociais e pessoais.

A entidade é presidida pelo provincial, frei Cleonir Paulo Dalbosco, com sede na Av. Alexandre Rizzo, 534-B, no Bairro Desvio Rizzo, em Caxias do Sul – RS.