Paz e Bem

Ainda tempo de Quaresma

02/04/2017 - 00h54
  • A+
  • A-
Frei Cleonir Dalbosco, provincial dos Capuchinhos convida para refletir sobre a liturgia deste domingo
Fonte: Divulgação

Estamos vivendo o tempo da Quaresma, tempo oportuno para uma revisão de vida, para sentir a força de Deus em nossas vidas, nossos corações, nossas famílias e em nossas comunidades. É tempo de preparar a festa da vida, da ressurreição e toda a preparação e celebração do Mistério Pascal, movimenta-se na dinâmica da conversão e desabrocha no perdão e reconciliação que gera vida nova, passando dos caminhos de morte para os caminhos da vida plena e reconciliada com os irmãos e com Deus. Somente quem ama é capaz de perdoar e só o perdão sincero dado com amor é capaz de resgatar a vida perdida e condenada. É capaz de gerar novas relações entre nós e de nós com Deus.

Este é o ensinamento que Jesus deixa para nós, neste tempo que estamos vivendo que é o tempo da Quaresma, vamos fazer deste tempo, um tempo especial, um grande retiro, para fortalecer a nossa fé, a nossa esperança, o nosso amor com Deus e também com nossos irmãos e irmãs. Jesus descobre no meio de tanta miséria humana, a capacidade de crer e amar. Talvez pela mediocridade de tantas pessoas que só sabem pregar o mal, defendem o mal e praticam o mal, para Jesus sempre há possibilidade de perdão e conversão.

Por isso ele diz para todos nós, pode ir e não peques mais. Ele rompe com os moldes estabelecidos pela sociedade que só sabe condenar. Jesus dá o perdão e resgata a vida daqueles que estão ameaçados e perdidos, dá uma nova oportunidade. Vamos nós abraçar essa causa e esse projeto de Deus, revelado a nós por Jesus Cristo e que o caminho da paz e do bem, esteja sempre presente no meio de nós.

Fonte Capuchinhos do Brasil /CCB
Por José Theodoro (Frat. Imaculada Conceicao)