Ensino Superior

Escola Superior de Teologia

Fundada em março de 1986 por iniciativa dos Frades Menores Capuchinhos do Rio Grande do Sul e em parceria com outras Congregações Franciscanas, a ESTEF - Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana, tem como objetivo oferecer formação teológica aos membros de Institutos de Vida Consagrada, candidatos ao Ministério Presbiteral e lideranças das comunidades cristãs.

Para alcançar este objetivo, a ESTEF vem oferecendo desde então, de forma ininterrupta, o Curso de Graduação em Teologia. A partir de 1992, respondendo à demanda das comunidades eclesiais, passa a oferecer cursos de capacitação teológica (Cursos de Extensão) para lideranças eclesiais. Num primeiro momento, estes cursos são oferecidos na própria sede da Escola. O êxito de tal iniciativa faz com que Paróquias e dioceses do interior do Estado passem a solicitar a assessoria da Estef para a formação de suas lideranças.

As Semanas Acadêmicas, palestras, debates, congressos, a publicação dos Cadernos da ESTEF - ininterrupta desde 1986 - e outras atividades abertas a toda a comunidade é um outro modo pelo qual a comunidade teológica marca uma presença significativa no âmbito da Vida Religiosa, da Igreja e da sociedade.