CCB
Bens Culturais

Comissão para os Bens Culturais e Patrimoniais dos Capuchinhos do Brasil reunidos em São Paulo

17/01/2017 - 15h42
  • A+
  • A-
Nos dias 12 e 13 de janeiro, no Convento da Imaculada Conceição, em São Paulo, o grupo realizou o seu VI Encontro
Fonte: Divulgação


O Encontro da Comissão para os Bens Culturais e Patrmoniais dos Capuchinhos do Brasil aconteceu em São Paulo nos dias 12 e 13 de janeiro e contou com a presença dos frades Liomar Pereira da Silva, Ministro Provincial da Província dos Capuchinhos da Bahia e Sergipe e Presidente da CCB, Celso Bordignon da Província do Rio Grande do Sul, Ulisses Bandeira, da Província da Bahia, e Marinaldo Caetano de Jesus e José Gomes de Sousa Jr, da Província São Paulo.
Esta comissão tem como objetivo conscientizar todos os Frades Capuchinhos do Brasil da importância da preservação e conservação da memória e dos acervos culturais da Ordem.

Neste encontro foram tratados temas como: 
1 - Partilha do curso para Operadores Religiosos e Leigos das Bibliotecas, Arquivos e Museus Capuchinhos realizado  da Biblioteca Central da Ordem em Roma; 
2 - Preparação do Encontro Nacional em São Luís do Maranhão previsto para os dias 15,16 e 17 de junho de 2017.
3 - Assessoria pelo restaurador Danilo Brás sobre o processo de conservação e restauração da Basílica Santo Antônio do Embaré, em Santos-SP.
4 - Partilha da atuação de cada membro da Comissão em suas circunscrições. 

A comissão foi formada pela CCB, e está ainda em fase de estruturação, como explica Frei Celso Bordignon: “Temos ainda muito que crescer e desenvolver, com a participação mais efetiva das circunscrições". 

Frei Liomar resgata a importância desta comissão para a CCB: "Temos um patrimônio construído com amor, fé e envolvimento de muitas pessoas. Hoje estas construções e peças precisam ser preservadas, é a nossa história que se confunde com a histórias das comunidades. Precisamos aumentar a participação das Províncias nesse projeto”.

Fonte Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei João Carlos Romanini (Conferência CCB)