Comunicação
ComuniCap

Comunicação Capuchinha do Brasil será debatida em Porto Alegre

09/08/2016 - 13h45
  • A+
  • A-
Freis representante das doze circunscrições participam da jornada de qualificação
Fonte: Divulgação

De 12 a 14 de agosto será realizado o Encontro de Comunicação Capuchinha do Brasil – Comunicap, no Convento São Lourenço de Brindisi, em Porto Alegre (RS). A abertura ocorre na sexta-feira (12), às 8 horas, com a presença do frei Cleonir Dalbosco. Provincial referência para a Conferência dos Capuchinhos do Brasil – CCB.

O objetivo do evento, que terá como tema a Construção de uma Comunicação  Franciscana Capuchinha, é quer instrumentalizar os frades que compõem a equipe de comunicação da CCB, a fim de que identifiquem no exercício cotidiano da vida fraterna das províncias, elementos, fatos e eventos que possam ser transformados em informação para os veículos de comunicação, tendo como referência o Documento do VIII Conselho Plenário da Ordem – CPO sobre o a Graça do Trabalhar e promoção vocacional,  com abordagem Uma Cultura Vocacional.

Os participantes, compõem as 12 circunscrições dos capuchinhos do Brasil, e que vem estudando a comunicação e seu impacto na sociedade desde 2011, como proposta da Conferência dos Capuchinhos do Brasil.  O provincial referencial da CCB para a comunicação, frei Cleonir Dalbosco, explica que há uma vontade dos Capuchinhos do Brasil compreender o fenômeno da comunicação da atualidade. “O carisma franciscano capuchino tem uma mensagem de fraternidade, misericórdia, acolhida. Como homens de Paz e seguidores de São Francisco, precisamos, nos ambientes digitais, estas mensagens também precisam se fazer presente”. Explica o Provincial Dalbosco.

O presidente da CCb,  e provincial da província da Bahia e Sergipe, frei Liomar Frei Liomar Pereira da Silva, explica que a Conferência possui vários projetos conjuntos:   Promoção vocacional, Schola Fratrum, Secretariado, Memoria e Patrimônio, são algumas das ações dos capuchinhos. O Encontro de Comunicação, que acontece em Porto Alegre vem se desenvolvendo desde 2011, com ações concretas, como uma plataforma de comunicação que foi lançada em maio de 2015, uma presença mais constante nas redes sociais.  ‘Precisamos como capuchinhos, com uma presença de mais de 400 anos no Brasil, realizar também a missão para o nosso tempo, usando das ferramentas de evangelização”. Explica o presidente.

 

No encontro serão abordados os temas: A comunicação do CPO Sobre a Graça de Trabalhar - O Conselho Plenário da Ordem remete para uma nova cultura sobre o trabalho dentro da Ordem, com o professor Frei José Bernardi. Uso das de Sites, blogs  e Redes sociais - A publicidade como  aliada na divulgação do Carisma, usando os recursos das Redes sociais e Internet com a participação do publicitário Thomaz Viana. Construção do texto com grande impacto e resultados - Media Training a jornalista Margô Segatt. A importância das informações e publicações, para a construção de uma narrativa franciscana capuchinha, com o jornalista e editor da Pax et Bonun frei Moacir Molon Serão avaliados a atual plataforma www.capuchinhos.org.br, encaminhamento de projetos de Comunicação Vocacional, implementação nas rotinas da comunicação das circunscrições. O encontro termina no Domingo 14, com Celebração na Igreja Santo Antonio – Porto Alegre

Os encontros de Comunicação do grupo foram dois encontros São Paulo, um em Salvador, e cinco reuniões Online que tive a participação das circunscrições 12 circunscrições.

 

 

Fonte Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Dom Frei Antonio Roberto Cavuto (Conferência CCB)