Comunicação

Realizado o V Capítulo Eletivo dos Capuchinhos do Brasil Oeste

13/09/2016 - 09h29
  • A+
  • A-
Fonte: Divulgação

Os freis capuchinhos no Mato Grosso e Rondônia, celebraram a V Assembleia Eletiva em Cuiabá, Mato Grosso, entre os dias 05 a 09 de setembro. Foi um tempo propício para avaliar a caminhada feita ao longo do triênio 2014 a 2016, período em que a Custódia foi coordenada por frei Eliseu Menegat, auxiliado pelos conselheiros frei Gilberto Bedin, frei Hélio dos Santos, frei Romeu Lucion e frei Kellycio Pereira.

Com a presença dos frades que compõem a Custódia Brasil-Oeste, a assembleia foi presidida pelo Provincial do Rio Grande do Sul, frei Cleonir Paulo Dalbosco.

Também, no primeiro dia, contou-se com a assessoria do psicólogo frei Rubens Nunes da Motta, que abordou reflexões sobre a motivação profunda quanto à Vida Franciscana Capuchinha. Ressaltando a motivação que “vem de dentro”, geradora de vivências, desafios encontrados e expectativas para o próximo Triênio na Custódia. Diante desta provocação, os frades destacaram a vida simples, experiência fraterna, Missões Populares, processo formativo, autossustento, o enfrentamento a realidade e a si mesmo. Rubens concluiu dizendo que a individualidade compõe a fraternidade, ou seja, "não podemos eleger a próxima coordenação para fazer por nós. Cada um de nós é responsável, 'somos custódia', assumamos o nosso papel, não criemos expectativas para os outros cumprirem, o que eu espero do outro é o que eu devo ser e fazer!".

            Em avaliação do triênio cessante, destacou-se na Formação Inicial o acompanhamento vocacional dos jovens em discernimento, o Serviço Vocacional dos leigos nas paróquias, os encontros vocacionais, o desenvolvimento do site Capuchinho, a criação do INTENSIVÃO, encontro de formandos e a experiência de missões dos formandos.

            Como Formação Permanente, destacou-se os encontros de formadores e de pastoralistas, cursos de Acompanhamento Espiritual Franciscano, cursos de pós-graduações, Abordagens Diretas do Inconsciente, curso de formação pela Schola Fratrum, Peregrinações à Assis e à Terra Santa e outras Formações para o Clero

            Na Vida Apostólica dos frades destacou-se o atendimento diferenciado ao povo de Deus nas paróquias, nos movimentos, nas pastorais, nas missões e em outros serviços da Igreja; a visibilidade franciscana-capuchinha através do uso do hábito, do tau e outros símbolos franciscanos; eventos que levaram como tema o "carisma franciscano-capuchinho", em especial aos jovens. E a formação bíblica, litúrgica e catequética dos Leigos nas paróquias.

            E no sustento, da missão e dos frades, destacou-se a colaboração de todos os frades, através do trabalho diário, transparência e despojamento, que coerentemente, cumpriu com o propósito assumido. Foi enfatizada a gratidão aos leigos e leigas que não mediram esforços para colaborarem economicamente.

            Concluída a avaliação, foi realizada a eleição da nova coordenação que assim ficou composta: reeleito para Custódio o frei Eliseu Menegat. Os conselheiros eleitos foram frei Gilberto Bedin, frei Eliseu Aiolfi, frei Carlos Rodrigues e frei Paulino Costela.

            Após a eleição, os frades traçaram o objetivo e o lema para o próximo triênio, bem como, o calendário para o ano seguinte. E com a missa presidida pelo provincial, deu-se por encerrado este Capítulo Eletivo.

Fonte Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei Kellycio Medeiros Pereira (Sede da Custódia Provincial - Brasil Oeste)