Cúria Geral

Ministro Geral da Ordem, envia mensagem de Natal

23/12/2016 - 14h36
  • A+
  • A-
frei Mauro Jöhri: "Não deixem de Observar o Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo".
Fonte: Divulgação

Caros irmãos Capuchinhos, novamente é Natal!

Eu, Ministro Geral, quero fazer-lhes os votos e convidá-los a viver este Natal novamente com espírito de São Francisco.

Certamente devem lembrar como inicia a nossa Regra, quando Francisco escreve: A Regra e vida dos Frades Menores é esta: Observar o Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. O que me interessa é justamente este verbo “observar”. Observar não significa apenas “manter”, “fazer como dizem”. Observar, pressupõe, antes de tudo, o olhar; olhar, olhar de perto, conhecer. Assim, quero também recordar-lhes o Evangelho, quando diz que os anjos se apresentaram aos pastores, dizendo: Eu vos anuncio uma grande alegria. Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador. E o que dizem os pastores? Vamos ver. Pois não se pode amar o que não se conhece. E donde nasce o conhecimento? Do ver. Por isso Francisco quis representar como nasceu Jesus; queria ver, pois queria ser tocado em seu coração.

Eis aqui, irmãos! Natal é redescobrir com alegria que Jesus nos foi dado; que Jesus é o centro da nossa vida. Observemo-Lo: sigamo-Lo com o olhar, para em seguida viver o que Ele nos propôs. E a primeira proposta que nos fez foi a de nascer na simplicidade e na pobreza.

Irmãos! Está aqui a fonte, a origem da nossa escolha de viver em minoridade.

Desejo-lhes um feliz Natal, um santo Natal em fraternidade, mas para redescobrir, do profundo do coração, a Pessoa, o grande Dom que Jesus é para nós.

Feliz Natal!

Fonte Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei João Carlos Romanini (Conferência CCB)