Animação Vocacional

Jovens conhecem os Freis Capuchinhos em Encontro Vocacional

11/04/2017 - 15h13
  • A+
  • A-
O Encontro Vocacional aconteceu em Piracicaba e apresentou aos jovens um pouco da vida dos Capuchinhos
Hora Santa Vocacional | Fonte: Paulo Henrique (assessoria de comunicação - Capuchinhos de SP)

Jovens interessados em discernir sua vocação e conhecer mais da vida de São Francisco e Santa Clara de Assis, junto com os Frades Capuchinhos, participaram do segundo Encontro Vocacional do Ciclo Reconstruir 2016/2017, no Seminário Seráfico São Fidélis, em Piracicaba – SP.  Constituído por momentos de aprendizado, orientação vocacional e oração, o encontro teve início na sexta-feira, 24 de fevereiro, e se estendeu até o domingo, 26.

Como nos encontros anteriores, os jovens que chegaram na sexta-feira acompanham a exibição de um filme. O apresentado neste encontro foi ‘Francisco, o Santo Relutante’.

No sábado, após as orações da manhã, utilizando uma dinâmica em grupo, Frei Geraldo palestrou sobre o tema `O seguimento de Jesus’. O pós-noviço Frei Jean Carlos apresentou aos vocacionados um dos primeiros companheiros na vida de Francisco, Frei Bernardo. Ele falou da importância desta ‘figura exemplar’ para a Ordem dos Frades Menores, e o quanto Francisco o admirava e desejava que os frades tivessem este mesmo sentimento pelos outros irmãos da Ordem. ‘Quando Francisco morreu, Bernardo foi um dos que carregaram a essência do movimento Francsiscano. Em seguida, após o almoço, Frei Everson Takaki falou sobre Santa Clara de Assis e o quanto sua presença foi fundamental para o Franciscanismo.

A psicóloga Heloisa, que participou do processo de discernimento vocacional de diversos frades, sobre os aspectos psicológicos da vocação, disse que é fundamental que o jovem reflita sobre sua vocação, se seu interesse pelo discernimento religioso é de fato pessoal ou induzido por algum fator externo, como família, por exemplo.

Hora Santa vocacionalApós o momento fraterno de esportes, os jovens e os frades reuniram-se para pedir a Mãe Aparecida discernimento e, antes de tudo, agradecer pela vida e oportunidade de estarem ali reunidos. O dia encerrou com a Hora Santa Vocacional, com adoração ao Santíssimo Sacramento.

No domingo, dia 26 de fevereiro, após o café da manhã, os vocacionados reuniram-se com a comunidade da Capela São Francisco e Santa Clara de Assis (Lar Franciscano de Menores). Iluminados pelo evangelho de Mateus 6,24-34, “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça”, a celebração foi presidida por Frei Maurício dos Anjos e concelebrada por Frei Francisco Erlânio e Frei Anderson Luis.

O próximo encontro acontece em abril, no Seminário São Fidélis, em Piracicaba.

Fonte Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Paulo Henrique (Cúria Provincial - Província dos Capuchinhos de São Paulo)