CCB

Capuchinhos da JPIC se reúnem em São Paulo

12/03/2017 - 20h31
  • A+
  • A-
Os animadores da comissão JPIC (Justiça, Paz e Integridade da Criação) articulam um encontro latino-americano para 2018.
Fonte: Divulgação

Terminou hoje, em São Paulo, o encontro de animadores da JPIC (Justiça, Paz e Integridade da Criação) da CCB (Conferência dos Capuchinhos do Brasil). Frei Carlos Silva, de São Paulo, é o Ministro Provincial de referência e acolheu os irmãos brasileiros no Convento Imaculada Conceição.

Participaram onze frades, de sete das doze presenças Capuchinhas brasileiras. O objetivo do encontro foi animar a articulação e organização da JPIC da CCB.

No sábado, frei Wilson Simão OFM, membro da comissão nacional JPIC dos frades menores e da CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil), assessorou o encontro partilhando as experiências dos Frades Menores, que desde 1982 mantém o Serviço JPIC. À tarde houve partilha das realidades JPIC dos Capuchinhos no Brasil, seguido da memória do Encontro Latinoamericano JPIC, realizado em junho 2016, em Santo Domingo, República Dominicana, sobre a inspiração da encíclica Laudato Si aos frades Capuchinhos. Houve também uma breve teleconferência com o Frei Darwin Orozco, do Equador.

Frades em celebração eucarística de encerramento do encontro

ENCONTRO LATINO-AMERICANO NO PRÓXIMO ANO

Os frades do JPIC realizarão um encontro latino-americano no próximo ano. O encontro acontecerá no Seminário Santo Antônio, casa de retiros e encontros dos Capuchinhos de São Paulo, em São Pedro-SP.  

A comissão de referência para este encontro é representada por Frei Marcelo Toyansk, de São Paulo, Frei Ismail Lisboa de Miranda, de Minas Gerais e Frei Vinícius Augusto, do Nordeste do Brasil. 

SOBRE O JPIC

O JPIC é um serviço que atua na defesa da justiça, paz e integridade da criação, através do cuidado com as pessoas e com a casa comum. Um serviço mundial que, na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, está sendo reestruturado. 


Com informações de Frei Mateus Bento

Fonte Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Paulo Henrique (Cúria Provincial - Província dos Capuchinhos de São Paulo)