Paroquial

Dia de Nossa Senhora de Fátima é celebrado pelos Capuchinhos

19/05/2017 - 11h40
  • A+
  • A-
A Festa de Nossa Senhora de Fátima acontece com celebrações especiais pelos cem anos da aparição aos pastorinhos.
Fonte: Divulgação

Em 2017 a Igreja celebra o centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima. A data fica ainda mais especial devido o Ano Mariano, proclamado pelo Papa Francisco. As comunidades e paróquias Capuchinhas estão se preparando para as celebrações de amanhã.

SAPOPEMBA

Em Sapopemba, as comemorações iniciaram ainda no ano passado, no dia 13 de maio, onde foram enviadas 3 imagens peregrinas para famílias das comunidades. As imagens, serão sorteadas amanhã.  

A região de Sapopemba, segundo o Pároco, Frei José Edison Biazio, é cercada de descendentes de portugueses, por isso o Santuário é bastante procurado nesta época de maio, “nossa igreja em Sapopemba foi construída pelos Capuchinhos, irmãos gêmeos, Frei Gerônimo e Frei Mateus. É muito importante dar continuidade a este trabalho iniciado por nossos irmãos que muito fizeram para que o povo aqui de Sapopemba pudesse venerar a virgem de Fátima”, conta Frei Edison.

BIRIGUI

Em Birigui, o centenário das aparições é esperado há tempos pela comunidade católica da cidade, isso porque a relação dos cidadãos com a virgem é antiga e ligada a diversos fatos históricos: em 13 de maio de 1952, o povo recebeu a visita de imagem vinda de São Paulo, e se comprometeu diante de Dom Henrique Gelaim que construiriam uma capela em honra dela. A construção começou mesmo com a colocação da pedra fundamental, em cumprimento a outra promessa. Havia um surto de paralisia infantil no estado, e Fátima protegeu a cidade e as crianças. Os frades resolveram construir, ao lado da igreja, o Seminário Menor de Nossa Senhora de Fátima, em 1954. Ao lado do Seminário, foi construída, para receber os aspirantes, a Fraternidade Nossa Senhora de Fátima, que completa 20 anos de abertura em 2017. 

A igreja, em Birigui, foi reformada: recebeu pintura nova, por dentro e por fora, teve o forro arrumado e toda a parte elétrica renovada. Agora climatizada, com aparelhos de ar condicionado, os fiéis podem melhor participar das festividades de sua padroeira. "Iniciamos a campanha para arrumar os vitrais e o novo piso. Trocaremos todo o equipamento de som no próximo mês", conta animado Frei Décio Pacheco, pároco. Por lá, a festa no dia 13 de maio começa com o terço, de manhã e ao meio dia. De tarde, acontece a procissão saindo da Igreja Imaculada Conceição, às 18h30, e a Missa Campal em frente a igreja de Nossa Senhora de Fátima. 

No dia 13 de maio, em Sapopemba, acontecerão celebrações às 7h,9h,10h30,12h,15h,17h e 19h30, com a procissão luminosa.

Fonte Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Paulo Henrique (Cúria Provincial - Província dos Capuchinhos de São Paulo)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Veja todos