

38º Encontro dos Pastoralistas Capuchinhos do RS
Entre os dias 06 a 10 de janeiro aconteceu na Casa Frei Aldo Fardo, no Balneário Rosa do Mar – Passo de Torres/ SC, que é a casa de encontro dos frades no final e início de cada ano, o encontro o 38º ENCOPA- Encontro de Pastoralistas, contando com a presença de diversos frades. Este encontro reúne os freis que atuam nas paróquias e junto a diversos trabalhos e serviços. Além de ser um momento fraterno, de reencontro e convivência dos freis, sempre são debatidos assuntos que contribuem com a vida missionária e pastoral. O tema deste encontro foi: “Em missão, peregrinos de esperança.
O encontro começou na segunda-feira à noite com a celebração de abertura presidida pelo frei Laércio Duminelli da Luz. Na terça-feira pela manhã o dia iniciou com a missa presidida pelo frei Carlos Raimundo Rockenbach e posteriormente aconteceu a análise de conjuntura sócio ambiental tendo em vista a Campanha da Fraternidade de 2025 que aborda o tema: Fraternidade e Ecologia Integral com frei Vanildo Zugno abordando a ecologia integral em todas as dimensões: Ecologia ambiental; Ecologia econômica; Ecologia social; Ecologia Cultural e Ecologia da vida quotidiana. Nesta manhã também aconteceram trabalhos em grupo a fim de apontar ideias e iniciativas que podem acontecer em nossos lugares de missão sobre a temática da Campanha da Fraternidade e sobre os 800 anos do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis. Na quarta-feira pela manhã o dia iniciou com a missa presidida por Dom frei Cleonir Paulo Dalbosco, OFMCap, bispo da Diocese de Bagé. Logo após os freis iniciaram a manhã de formação com frei Luiz Carlos Susin com o tema: Concílio Vaticano II ao Sínodo sobre a Sinodalidade da Igreja 2023-2024.
A quinta-feira de manhã iniciou com a missa presidida pelo frei Ministro Provincial frei Álvaro Morés. Logo após, coube a frei Álvaro abordar diversos assuntos relativos ao andamento da Província e as atividades. Logo após, frei Aldir Crocoli representando a equipe do Serviço JPIC (Justiça, Paz e Integridade da Criação) fez a apresentação a partir do relatório de atividades que acontecem em toda a Província, abordando a importância do trabalho de JPIC como elemento constitutivo do carisma franciscano capuchinho. Na segunda parte da manhã aconteceu a partilha das ações emergenciais e pastorais nas enchentes nas Paróquias e frentes de missão que os freis atuam bem como testemunhos de como os Freis se sentiram e sentiram o povo nos abrigos, campanhas de doações e solidariedade.
Já na sexta-feira de manhã o dia iniciou com momentos de partilhas de diversos serviços da Província como Serviço de Animação Vocacional, TAU-04, XI Jornada Vocacional, Secretariado de Evangelização, Encontros de Regiões Pastorais, Jubileu 2025 e outras partilhas. Ao final do encontro houve avaliação e a missa final presidida pelo coordenador do Secretariado de Pastoral, frei Irineu Trentin, em ação de graças pelo belíssimo momento de encontro que tem como objetivo o reencontro dos frades, partilhas de vida e das experiências nos lugares de missão, bem como um momento de integração e lazer.
O 38º ENCOPA foi coordenado pelo Secretariado de Pastoral que é formado pelo frei Irineu Trentin (Vigário Provincial e coordenador do Secretariado), frei Rafael de Lima, frei Laércio Duminelli da Luz, frei Alcides Cantídio Soares, frei Miguel Debiasi, e frei Clair Zampieron.