Atreva-se a um caminho de entrega

Você pode dar um sentido e um valor muito maior a sua vida sendo um Frade Capuchinho. O que mais dá sentido à vida de uma pessoa é o amor que ela é capaz de viver. Pode ser que Deus queira fazer você feliz em um amor amplo, aberto a muitos irmãos e a muitas pessoas que você vai amar e que também vão amar você por toda a vida.

Acreditamos que o espírito franciscano já está em você, vamos discernir juntos?

VOTOS QUE PROFESSAMOS

Pelos votos dizemos ao mundo o nosso modo de ser feliz

Nada de próprio
Livremente escolhemos viver "sem nada de próprio" porque nesse mundo nada é tão doce e tão agradável como o que teremos no céu. Optamos abrir mão de tudo para servir e  estar próximo daqueles que precisam, afinal são eles que nos abrem a porta do céu. Ser "sem nada de próprio" é estar desapegado do mundo, é estar livre para voar.
Obediência
Praticamos a "Obediência" porque ela mortifica nossa própria vontade e destrói o egoísmo que nos aprisiona em tudo o que é passageiro. Pela obediência nos tornamos capazes de mudar o mundo, imitando o próprio Cristo que se fez obediente até a morte.
Castidade
Vivemos em "castidade" porque nela expressamos o nosso amor desinteressado pelo mundo, nela amamos a cada um por aquilo que é e não pelo que desejamos, sem interesse de tomar o outro como nossa propriedade, mas como integrante de uma família universal.
nossos irmãos

Testemunhos Vocacionais

Frei Laércio Duminelli da Luz

Frei Laércio Duminelli da Luz nasceu no dia 20 de fevereiro de 1983 em Nova Veneza, Santa Catarina. Ingressou na Província dos Freis Capuchinhos em 2004 e, a partir de...
Conheça essa história

Frei Felipe Helder Careno

Eu sempre soube que a vida franciscana era uma forma de viver próximo do povo e com muita alegria. Por isso, tive interesse em fazer parte. O meu chamado ocorreu pela...
Conheça essa história

Frei Cláudio Moraes Messiais

O seu chamado é único e pode vir de qualquer lugar, a qualquer momento. Para mim, tudo começou quando participei de uma missa, onde recebi um convite para...
Conheça essa história
Etapas que seguimos

Um caminho constante

Etapa Vocacional
Você vai conhecer melhor o nosso carisma através dos encontros vocacionais, discernindo seu chamado com liberdade e responsabilidade. É um tempo de ouvir os desejos profundos do coração, fazendo da oração e do encontro fraterno um espaço privilegiado para o discernimento vocacional.
Postulado
É o segundo passo deste caminho. Nesta etapa, o jovem é admitido em uma fraternidade para viver uma experiência mais próxima com o carisma da Ordem. Nesta etapa, o postulante deve adquirir autoconhecimento e autonomia necessária para assumir sua história e realidade pessoal, além de conhecer informações básicas sobre a Igreja e nossa Ordem. Geralmente o Postulado dura um ou dois anos, dependendo da circunscrição.
Noviciado
Um tempo para aprofundar o seguimento de Cristo, assumindo a vida capuchinha, centralizada na Eucaristia, na Liturgia das Horas e na oração mental, aprendendo entre os irmãos a arte da fraternidade. O Noviciado dura um ano, podendo se estender até dezoito meses em caso de necessidade.
Pós-noviciado
Essa etapa se estende até a profissão perpétua. Nesta etapa o frade vive a liberdade e o dom de si mesmo, consolidando a centralidade da consagração da própria vida. Tem uma duração mínima de três anos e pode se estender de seis anos até nove anos, se os responsáveis pela formação considerarem
Formação Permanente
Essa é uma constante etapa do nosso processo formativo. Devemos estar em constante renovação pessoal e comunitária, baseadas no Evangelho. Mesmo após os votos perpétuos, o frade deve continuar em formação através da vida litúrgica, revisão constante da vida, partilha durante as refeições e recreios, leitura e reflexões.
Conheça a

Vida Franciscana

Contato

Fale com um frade

Entre em contato e um frei vai te chamar

Pin de mapa
Franciscanos Capuchinhos no Brasil
Ordem dos Frades Menores Capuchinhos - OFMCap
Obrigado! Seu e-mail foi recebido.
Ops! Algo deu errado.