Vocacionados Capuchinhos se encontram no Convento da Pompeia para Primeiro Encontro Vocacional do ano.
Entre os dias 28 e 30 de junho, a Fraternidade Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, em Belo Horizonte, sediou o Primeiro Encontro Vocacional do ano de 2024. O Encontro contou com a participação de nove vocacionados, vindos de norte a sul do Estado de Minas Gerais.
Neste encontro os vocacionados tiveram a oportunidade de um contato mais direto com os frades.
Um evento como esse é um passo a mais na caminhada, já que os primeiros contatos são feitos apenas com os frades responsáveis pelo SAV (Serviço de Animação Vocacional) da Província. Hoje, o SAV, conta com a ajuda de Frei Adriano César, Frei Davy e Frei Flávio que fazem esse acompanhamento.
Com o tema “Senhor, que queres que eu faça?” E o lema “Vinde e Vede!” (Jo 1,49) o encontro proporcionou momentos de reflexão sobre a dimensão humana e espiritual de cada um dos vocacionados. O processo de escolha de uma vocação parte de certo amadurecimento.
Nesta edição o Encontro contou com a assessoria da psicoterapeuta Tereza Kurimoto que conduziu os vocacionados a refletir sobre sua própria jornada até aquele momento, partindo de um olhar mais humano diante das dificuldades contemporâneas. Uma segunda assessoria foi a proposta da Ir. Ana Vilma, da Congregação das Pequenas Filhas de São José que, sob seu comando, os vocacionados refletiram sobre o "Chamado Vocacional na Sagrada Escritura".
O encontro também contou com a participação de toda a Fraternidade que, a seu modo, acolheu os vocacionados, partilhou sua própria vocação e vida.
De modo geral, a Fraternidade organizou e conduziu os momentos de oração e convivência fraterna, dentre eles lucernário, realizado no claustro, missa e a confraternização no anexo do convento. No Domingo, dia 30, pela manhã, os vocacionados participaram de missa na Comunidade Nossa Senhora dos Anjos e a tarde voltaram para suas famílias.
O Domingo ainda foi marcado pela sequência de comemorações do jubileu de 60 anos de ordenação presbiteral de Frei João Guido que concelebrou a missa das 09h da manhã na comunidade matriz Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, além festa com os vocacionados e toda a Fraternidade.
Com todos esses motivos, agradecemos a Deus por mais este encontro.
Rezemos para que nosso bom Deus continue a presentear a província e a Ordem com santas e belas vocações.
Paz e bem!