Vocacionados Capuchinhos se encontram no Convento da Pompeia para Primeiro Encontro Vocacional do ano.

Vocacionados Capuchinhos se encontram no Convento da Pompeia para Primeiro Encontro Vocacional do ano.

Entre os dias 28 e 30 de junho, a Fraternidade Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, em Belo Horizonte, sediou o Primeiro Encontro Vocacional do ano de 2024. O Encontro contou com a participação de nove vocacionados, vindos de norte a sul do Estado de Minas Gerais.

Neste encontro os vocacionados tiveram a oportunidade de um contato mais direto com os frades.

Um evento como esse é um passo a mais na caminhada, já que os primeiros contatos são feitos apenas com os frades responsáveis pelo SAV (Serviço de Animação Vocacional) da Província. Hoje, o SAV, conta com a ajuda de Frei Adriano César, Frei Davy e Frei Flávio que fazem esse acompanhamento.

Irmãos participam do Lucernário Realizado no Claustro do Convento

Com o tema “Senhor, que queres que eu faça?” E o lema “Vinde e Vede!” (Jo 1,49) o encontro proporcionou momentos de reflexão sobre a dimensão humana e espiritual de cada um dos vocacionados. O processo de escolha de uma vocação parte de certo amadurecimento.

Nesta edição o Encontro contou com a assessoria da psicoterapeuta Tereza Kurimoto que conduziu os vocacionados a refletir sobre sua própria jornada até aquele momento, partindo de um olhar mais humano diante das dificuldades contemporâneas. Uma segunda assessoria foi a proposta da Ir. Ana Vilma, da Congregação das Pequenas Filhas de São José que, sob seu comando, os vocacionados refletiram sobre o "Chamado Vocacional na Sagrada Escritura".

O encontro também contou com a participação de toda a Fraternidade que, a seu modo, acolheu os vocacionados, partilhou sua própria vocação e vida.  

De modo geral, a Fraternidade organizou e conduziu os momentos de oração e convivência fraterna, dentre eles lucernário, realizado no claustro, missa e a confraternização no anexo do convento. No Domingo, dia 30, pela manhã, os vocacionados participaram de missa na Comunidade Nossa Senhora dos Anjos e a tarde voltaram para suas famílias.

Frei João Guido na procissão de entrada, saúda aos fiéis

O Domingo ainda foi marcado pela sequência de comemorações do jubileu de 60 anos de ordenação presbiteral de Frei João Guido que concelebrou a missa das 09h da manhã na comunidade matriz Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, além festa com os vocacionados e toda a Fraternidade.

Com todos esses motivos, agradecemos a Deus por mais este encontro.

Rezemos para que nosso bom Deus continue a presentear a província e a Ordem com santas e belas vocações.

Paz e bem!

Autor:
Assessoria de Comunicação dos Capuchinhos de Minas Gerais
No items found.
Comente