Frei Érick Juan professa solenemente seus votos
O último dia 17 de novembro na Província de Minas Gerais foi marcado pela alegria da profissão solene de Frei Érick Juan Santos, OFMCap. Curiosamente o evento aconteceu na data do quinto aniversário da primeira profissão religiosa de Frei Érick realizada em Teresópolis-RJ no ano de 2019. A missa foi marcada pela presença dos frades da Fraternidade local de Belo Horizonte, além de Juatuba, Frutal e Patos de Minas e, para além dos frades mineiros, estiveram presentes familiares e pessoas da comunidade de origem de Frei Érick. Inclusive para essa comunidade, a Paróquia Imaculado Coração de Maria e Santo Antônio (PICMASA), localizada na região de Venda Nova em Belo Horizonte, essa não é a primeira vez que celebra um momento como esse, já que foi responsável também, anos antes, pelo cultivo da vocação de Frei João Júnior. Além deles estiveram presentes dois irmãos da Província de São Paulo, Frei George Mateus e Frei Cássio, que fizeram parte da turma de noviciado de Frei Érick em Teresópolis-RJ. O dia ainda foi marcado pela celebração do sexto aniversário de Ordenação Presbiteral de Frei Márcio José, OFMCap ocorrida em Poços de Caldas no ano de 2018, ele é o atual pároco da Igreja da Pompeia em Belo Horizonte. Atualmente Frei Érick cursa teologia na FAJE e alguns de seus colegas também se fizeram presentes.
A profissão solene marca o fim do processo de formação inicial, mas o caminho não está concluído, Frei Érick passa da formação inicial para a permanente ao lado dos irmãos que já professaram solenemente seus votos. Durante o processo de formação inicial de um frade, os irmãos passam por etapas. A primeira dela, o acompanhamento vocacional, é realizado junto a um irmão responsável pelo SAV (Serviço de Animação vocacional), o candidato continua a viver em sua família e periodicamente se encontra com os frades. A segunda etapa, o Postulado, tem duração de aproximadamente dois anos e atualmente acontece na cidade de Patos de Minas, ali os frades têm a possibilidade de conhecer mais de perto o perfil dos irmãos e os irmãos conhecem mais profundamente aos frades. A terceira etapa deste caminho, o Noviciado, é a vez de aprofundar o que foi apreendido no postulado e fazer a opção por viver durante um tempo da vida como frade capuchinho, essa etapa atualmente ocorre na cidade de Botucatu-SP. Ao fim do noviciado são professados os votos e os irmãos passam a última etapa da formação inicial, o Pós Noviciado que atualmente acontece na cidade de Belo Horizonte, onde os jovens frades têm de acesso aos estudos acadêmicos. A depender das condições o pós noviço pode residir fora de Belo Horizonte em uma fraternidade designada pelo governo provincial. Ao término dessa etapa o frade é convidado a professar solenemente seus votos, como foi o caso de Frei Érick no último dia 17.
Durante a missa, vários foram os momentos marcantes, destacando-se a ladainha, a profissão religiosa e a homilia de Frei Geovane, atual formador do pós noviciado e guardião da Fraternidade de Belo Horizonte.
Neste ano, 2024, Frei Érick foi o terceiro irmão a professar seus votos, nos meses anteriores a sua profissão solene, professaram solenemente os irmãos Frei Flavio e Frei Marco Túlio. Após a missa, houve um café compartilhado no claustro do convento.
Rezemos pela perseverança destes irmãos e que a Ordem seja agraciada sempre mais por santas e verdadeiras vocações.
E você? Já pensou em se tornar um Frade Capuchinho?! Atreva-se!
Paz e bem!