Frei Flavio Oliveira professa solenemente seus votos e Frei Tiago Emanuel é ordenado diácono durante assembleia em Belo Horizonte

Frei Flavio Oliveira professa solenemente seus votos e Frei Tiago Emanuel é ordenado diácono durante assembleia em Belo Horizonte

A assembleia provincial é sempre um evento importante. Muitos frades se reencontram, encaminhamentos acontecem, nossa vida em Fraternidade é discutida. Mas para Frei Flávio Oliveira Silva e Frei Tiago Emanuel Assunção Jordão esse evento foi ainda mais importante.

No segundo dia da assembleia, terça feira 24/07/2024, Frei Flávio Oliveira, professou solenemente e por toda a vida os votos de pobreza, castidade e obediência.

Diante dos irmãos ele pediu a Ordem que o acolhesse definitivamente.

Frei Flávio professa solenemente nas mãos do ministro provincial Frei Adilson Gonçalves

Durante a celebração, vários momentos ficaram marcados para este irmão e todos os presentes. Especialmente ao final da cerimônia quando seus familiares lhe encaminharam suas homenagens.

A ele, que professou solenemente nossa forma de vida, rezemos para sua perseverança.

Para nós frades, a profissão solene é representa a última etapa na formação inicial. A partir de agora, Frei Flávio passa a formação permanente como um irmão professo solene. Desde a primeira profissão religiosa, o irmão é chamado a esta radicalidade como frade na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.

Dom Edmar, bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte, Frei Tiago e seus familiares. Imagens cedidas Pascom Paróquia São Sebastião Juatuba

Já para Frei Tiago Emanuel, a assembleia marcou o início de seu ministério como diácono. Na quinta feira 25/07/2024, quarto dia da assembleia, ele foi ordenado diácono diante de seus familiares, amigos e dos irmãos de Fraternidade. Para a Ordenação, Frei Tiago escolheu como lema a perícope do Evnagelho do dia da Festa de São Tiago, apostolo, presente em  Mt 20,28:

Servir e dar a vida por muitos.

Durante a ordenação, presidida por Dom Edmar José da Silva, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e referencial para a Região Episcopal Nossa Senhora da Boa Viagem, Frei Tiago foi exortado a nunca se esquecer deste lema e que o ministério tem sentido somente se vivido com e para o povo de Deus. Em seu discurso de agradecimento Frei Tiago dizia que "Deus sempre guiou seus passos e continuará a fazê-lo".

Dia especial também para D. Edmar - Ao longo da celebração, o bispo agradeceu aos presentes e dizia a todos que era a primeira vez que ordenava alguém diácono e que este dia também ficaria marcado em sua memória. Inclusive, durante a homilia ele pedia a família de Frei Tiago a liberdade para tratá-lo como filho, uma vez que a partir dessa celebração Frei Tiago era um filho espiritual para ele. A força de seus ministérios, a partir do sacramento da Ordem, os interligava. Após a celebração, os presentes foram convidados a participar de uma pequena confraternização na garagem do convento para celebrar esse momento tão especial.

Rezemos para que Deus cuide deste irmão no exercício de seu ministério.

Autor:
Assessoria de Comunicação dos Capuchinhos de Minas Gerais
No items found.
Comente