7º Encontro dos Animadores Vocacionais Leigos aconteceu em Garibaldi

7º Encontro dos Animadores Vocacionais Leigos aconteceu em Garibaldi

Nos dias 1, 2 e 3 de novembro, a Pousada dos Frades, em Garibaldi, recebeu o 7º Encontro dos Animadores Vocacionais Leigos, reunindo 55 participantes, sendo 46 leigos/as provenientes de 11 paróquias capuchinhas. O evento, promovido pelo Secretariado de Animação Vocacional, teve como tema central a Ecologia Integral, inspirado no oitavo centenário do Cântico do Irmão Sol, que será comemorado no próximo ano.

O encontro proporcionou momentos de reflexão e partilha, com o objetivo de fortalecer o espírito vocacional nas comunidades e promover a sensibilização sobre a importância da relação harmoniosa entre os seres humanos e o meio ambiente. O tema da Ecologia Integral, baseado nos ensinamentos do Papa Francisco, busca integrar a preocupação com a natureza, a justiça social e o cuidado com as futuras gerações.

Um dos destaques do encontro foi à participação do Frei Wilson Zanatta, que conduziu uma reflexão profunda sobre o cuidado com a vida, abordando a importância do trabalho com as plantas e o cultivo do respeito pela criação divina. Sua palestra reforçou o compromisso cristão de preservar a biodiversidade e de promover um estilo de vida mais sustentável.

O encontro contou com a presença do Ministro Provincial dos Franciscanos Capuchinhos do Rio Grande do Sul, Frei Álvaro Morés, que também contribuiu com palavras de incentivo, apresentando como é a vida capuchinha e a Província do Rio Grande do Sul.  A presença de outros frades, entre eles alguns pós-noviços, também enriqueceu o encontro, proporcionando momentos de troca de experiências e aprofundamento vocacional.

A programação do encontro foi pensada para promover uma verdadeira imersão no tema da Ecologia Integral, da forma de vida dos freis, apresentando a vida de São Francisco, os projetos, e com momentos de oração, convivência fraterna e integração. Ao longo do final de semana, os participantes foram convidados a refletir sobre o papel de cada um na construção de uma sociedade mais justa e sustentável, sempre à luz do evangelho nos passos de São Francisco de Assis.

Este evento reflete o contínuo esforço da Igreja em fomentar uma cultura vocacional nas diversas frentes de missão. Com a colaboração de leigos e leigas das comunidades, o Encontro dos Animadores Vocacionais Leigos é uma importante oportunidade para fortalecer os laços entre os membros da Igreja e despertar novos vocacionados para o serviço de Deus e da comunidade. O encontro também demonstrou a importância da união entre os frades e leigos, na construção de um mundo mais solidário e consciente, com foco no cuidado com a vida e na preservação da criação.

Para frei Daison Fermino de Sá, Conselheiro Provincial e coordenador do Secretariado de Animação Vocacional: “O encontro se trata de uma oportunidade para revigorar nas lideranças de nossas comunidades o chamado de Deus, primeiro em sua vida, depois colaborar em seus espaços de missão às outras pessoas na resposta ao chamado de Deus, e sem dúvida, de serem eles os referenciais em nossas frentes de missão juntamente com os frades nas fraternidades, da animação vocacional. Urge cada vez mais vocacionalizar nossas pastorais e missão, isto é, fazer de nossas atividades nas comunidades, de fato, uma resposta ao chamado de Deus, isto é vocação. Sempre bom e feliz contar com a presença de diversas lideranças de diversos lugares de nosso estado partilhando a vida, vocação e missão nos retiros.

Autor:
Assessoria de Mídias do RS
No items found.
Comente