Alegria, fé e fortalecimento das vocações marcaram a X Jornada Vocacional dos Franciscanos Capuchinhos em Caxias do Sul

Alegria, fé e fortalecimento das vocações marcaram a X Jornada Vocacional dos Franciscanos Capuchinhos em Caxias do Sul

Foi realizada em Caxias do Sul, entre os dias 12 a 17 de agosto, a X Jornada Vocacional dos Franciscanos Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Esse evento que é tradicional do mês de agosto teve como lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8).

A Jornada é um evento em parceria dos Freis Capuchinhos com alguma paróquia que é conduzida pelos freis. Esse ano a Paróquia Imaculada Conceição de Caxias do Sul foi contemplada e muito bem acolheu a X Jornada Vocacional. A Jornada, como o nome diz, é um evento que não acontece em um único dia. Então todas as atividades que acontecem na Paróquia, fazem parte da Jornada Vocacional.

O objetivo da Jornada Vocacional é fomentar a cultura vocacional nas frentes de missão onde os freis atuam. E falar sobre isso nesses espaços. Não é somente destacar a vocação à Vida Religiosa Consagrada, Presbiteral ou Ministério Ordenado, mas é animar a vida das comunidades, a vida das lideranças, que estão à frente da condução das comunidades nas suas diversas pastorais, serviços e ministérios que ali possuem.

SEMANA VOCACIONAL

Em cada Jornada, é realizada a Semana Vocacional, que foi entre os dias 12 a 16. Nesses dias diversas atividades aconteceram tais como: visita a comunidades, turmas de catequese, projetos sociais, casas lares, visita e bênção às famílias, zeladoras de capelinha, enfermos e escolas. Foi um trabalho abrangente e contou com 40 missionários e missionárias, oriundos de diversas Congregações religiosas e também leigos que contribuíram muito para que o trabalho fosse realizado. Vale destacar que esses leigos, alguns deles aproveitando do período de férias para trabalhar na Jornada, demonstrando o empenho e o quanto importante é esse evento.

Missionários e missionárias que estiveram presentes

 

ENCERRAMENTO

Na tarde de sábado aconteceu o encerramento da Jornada com a tarde vocacional. Estiveram presentes 14 caravanas vindas de diversos lugares de nosso Estado. Além de ser uma tarde super animada dentre as atividades aconteceu a apresentação das caravanas, apresentação do lema, teatro, animação, música e integração. Foi realizado também um momento bonito de Adoração ao Santíssimo Sacramento e disponibilizado materiais vocacionais.

Teatro, música e animação foram realizados

CELEBRAÇÃO DE ENCERRAMENTO E CENTENÁRIO DE VIDA

Às 17h na Igreja Matriz Imaculada Conceição aconteceu a missa de encerramento da X Jornada Vocacional. Presidida pelo Ministro Provincial dos Franciscanos Capuchinhos do Rio Grande do Sul, frei Álvaro Morés, contou ainda com a presença do Vigário Provincial, frei Irineu Trentin, e os Conselheiros Provinciais, freis Evaldo Valdir de Freitas, Alceu Ferronato e Daison Fermino de Sá, além do Pároco frei Jaime Bettega e demais frades vindos das diversas fraternidades.

Na liturgia foi celebrado o centenário do frei Jenésio Pereira da Silva, o primeiro frade Capuchinho do Rio Grande do Sul há completar 100 anos, onde no momento de ação de graças da Missa, as Paróquias pelas quais o frei passou trouxeram uma lembrança para ele, deixando registrado esse momento pela vida e pela missão que desenvolveu.

Frei Jenésio Pereira da Silva

Para frei Daison, que coordena o Secretariado de Animação Vocacional dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul: “A experiência vocacional na semana que tivemos em Caxias do Sul, foi um momento de animação na vida das lideranças, se perceberem que são chamados e chamadas por Deus, para um serviço, ministério e pastoral, a fim de fazer acontecer o Reino de Deus aqui e agora. Além das comunidades, foi um momento precioso de visita às escolas, onde tivemos a oportunidade de trabalhar o projeto de vida de cada adolescente, de cada jovem.  Despertar os sonhos que há em cada jovem e em cada adolescente, porque todos têm sonhos. É necessário que algumas despertem nelas o sonho que existe. E a experiência nas escolas foi justamente isso, ajudar os jovens e adolescentes a despertarem os sonhos que existem na vida de cada um deles, isso foi preciosíssimo não só, além das visitas a casas lares, aos centros de convivência de idosos onde tivemos a oportunidade do exercício de escuta e partilha de vida, de missão, de cada pessoa que tem uma grande bagagem de vida, sendo um espaço de retomada de vida, de partilha que foi vivenciado por cada um. Foi um tempo de graça, um tempo precioso a X Jornada Vocacional".

E frei Rodrigo Antunes de Lima, que é o Animador Vocacional disse que: “ No geral foi muito positiva a Jornada, tanto a semana vocacional quanto a conclusão. Foi um momento bonito de vivência, fortalecimento da fé, trocas e muita animação. A vocação precisa ser vislumbrada sobre a ótica da alegria, onde cada um se sente realizado em seguir a vocação que o senhor concedeu e convidou, foi um tempo de alegria, e espiritualidade, afinal é ela o combustível que nutre a nossa vocação”.

Para a missionária Camila Nesello, "a jornada foi acreditar que atos de amor em tempos difíceis ainda fazem a diferença. Para mim é isso, todas as vocações juntas no mesmo propósito".

Destacar ainda que houve uma parceria com a Pascom (Pastoral da Comunicação) da Paróquia Imaculada Conceição, onde eram coletadas imagens e postado um boletim diário com fotos e vídeos do que era realizado nas comunidades e demais espaços.

A XI Jornada Vocacional será realizada na Paróquia São Luiz Rei, em Ipê, em agosto de 2025.

Histórico das Jornadas Vocacionais

A I Jornada Vocacional iniciou em 2012 em Flores da Cunha e após

II -2013 São João do Sul e Praia Grande/SC

III- 2014- Garibaldi

IV- 2015- Tramandaí e Imbé

V- 2016- Lagoa Vermelha

VI- 2017- Ijuí

VII- 2018- Barros Cassal

VIII- 2019-  Santa Maria

IX - 2023- Paróquia Cristo Rei – Marau/RS

X- 2024 – Paróquia Imaculada Conceição Caxias do Sul

 

Continuemos rezando pelas Vocações 

Oração pelas vocações

 Jesus, Mestre Divino, que chamastes os apóstolos para vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas  nossas famílias, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos dos nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas, dai força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade. Amém!

 

 

 

 

Autor:
Assessoria de Mídias do RS
No items found.
Comente