Assembleia Provincial: Uma Análise de Nossos Trabalhos

Assembleia Provincial: Uma Análise de Nossos Trabalhos

Entre os dias 28 e 31 de outubro de 2024, na Serra de São Pedro, os frades da Província de São Paulo e Chile estiveram reunidos em Assembleia. Foi um tempo propício para a reflexão e uma visão geral dos trabalhos realizados pelas comissões ao longo do ano de 2024.

Na segunda-feira (28), o encontro iniciou-se com a oração às 14h30 na capela. Em seguida, os frades dirigiram-se à sala de palestras, onde, num primeiro momento, Frei Arcanjo apresentou aos frades algumas ressonâncias do Capítulo Geral, ocorrido em Roma entre 26 de agosto e 15 de setembro, com uma temática inspirada nas palavras de São Francisco: Dominus dedit mihi fratres... ut irent in mundum – “O Senhor me deu irmãos... para irem pelo mundo.”

Frei Arcanjo compartilhou um trecho da fala de Frei Raniero Cantalamessa, destacando dois pontos importantes:

1. É preciso olhar para Cristo pelos olhos de São Francisco;

2. A formação é o eixo central no processo de seguimento.

Depois, apresentou as estatísticas da Ordem pelo mundo e os desafios a serem enfrentados. Ao tratar das questões gerais, o Provincial ressaltou, com base no encontro dos capitulares com o Papa Francisco, a importância de entrar na dinâmica da “mística da colaboração”. Ele sublinhou que ninguém é uma ilha e que é relevante a experiência de sair de si mesmo, tornando-se um presente aos irmãos.

Após a fala de Frei Arcanjo, houve um intervalo. Logo depois, os frades retornaram ao auditório, onde a Comissão de Bens Culturais apresentou seu relatório e os trabalhos de restauro e curadoria das obras de arte e dos conventos da Província.

As atividades encerraram-se com a Celebração Eucarística presidida por Dom Egito. A noite de segunda-feira foi livre para lazer e descanso dos frades.

No dia seguinte (29), ao amanhecer, os frades reuniram-se na capela para celebrar a Eucaristia, presidida por Frei Takaki. Depois, na sala de palestras, a Comissão de Formação para a Vida Fraterna fez uma apresentação que elencou os encontros formativos e espirituais promovidos para as fraternidades e para a Província em 2024.

A segunda comissão a apresentar seu relatório naquela manhã foi a Comissão de Formação Inicial. A comissão detalhou as atividades desenvolvidas, a estatística dos formandos e os encontros realizados.

Na parte da tarde, Frei Marcelo apresentou as atividades da Comissão de Justiça, Paz e Integridade da Criação ao longo do ano. Em seguida, a Comissão de Reestruturação da Província apresentou seu relatório.

Frei Portuga apresentou a síntese do que foi discutido nos encontros regionais. Após essa apresentação, Frei Arcanjo convidou os frades a se reunirem por regionais e a discutirem ações concretas para o desenvolvimento da Comissão. Esse foi um momento marcante, pois, após debates e reflexões, ficou evidente a dificuldade de definir ações concretas para que o projeto de reestruturação avance. Entre as sugestões levantadas, destacaram-se:

1. Realizar uma visita a cada fraternidade e conversar com todos os frades, levando em conta a situação de cada fraternidade e evitando o fechamento de casas sem critérios;

2. Reestruturar a província, revisando os tipos de trabalho e presenças, resgatando as Santas Missões Populares, revendo o método e introduzindo um sistema de missões permanentes em nossas presenças;

3. Reestruturar os encontros provinciais, que muitas vezes são muito informativos, mas com pouca comunhão e convivência;

4. Nas visitas fraterno-pastorais do Provincial às Paróquias, promover encontros com o CAEP para obter uma visão completa da economia;

5. Ter a experiência no Chile como referência no processo de reestruturação;

6. Concretizar as propostas da Assembleia pré-capitular e do Capítulo, que deram origem a essa comissão;

7. Estimular as fraternidades à mudança;

8. Trabalhar mais com as juventudes;

9. Desenvolver um plano provincial, com o apoio de especialistas em diversas áreas, pois não basta apenas o nosso olhar;

10. Honrar o legado dos frades trentinos;

11. Avaliar o envolvimento dos frades em frentes de trabalho além da Província.

Essas propostas foram acolhidas pela Comissão, que agora as estudará em um processo de discernimento. Foi salientada a importância de se rezar pela reestruturação, pedindo ao Espírito Santo que ilumine esse processo para que ele seja frutífero e revigorante.

Em seguida, a Comissão para a Comunicação apresentou o seu relatório, trazendo os dados de visualizações nas redes sociais da Província. Elencaram também alguns desafios que enfrentam para que a Comissão possa desenvolver frutuosamente seus projetos.

Na noite desse dia, os frades participaram de uma confraternização com petiscos e alguns jogos.

Na manhã do dia 30, os frades reuniram-se para celebrar a Eucaristia, presidida por Frei Arcanjo e concelebrada por alguns conselheiros e Dom Celestino, arcebispo emérito de Santiago, Chile.

Após o café da manhã, reuniram-se no auditório para uma palestra sobre “Saúde Mental”, conduzida por Frei Claudemir, que partilhou suas reflexões na área da psicanálise. Foi um momento enriquecedor para melhor compreensão das questões relacionadas à saúde mental.

O almoço deste dia foi um churrasco, que marcou uma tarde de confraternização, lazer, convivência fraterna e descanso.

Às 19h, os frades reuniram-se no auditório para um recital belíssimo, executado pela Schola Cantorum de Dracena, proporcionando um momento de contemplação e espiritualidade franciscana. Terminado o recital, houve o tradicional bingo, proporcionando uma noite agradável e descontraída.

Na manhã do dia 31, último dia da Assembleia, Dom Celestino presidiu a Eucaristia. Após o café, a Comissão Administrativa e Social apresentou seu relatório, juntamente com as atividades das unidades do CECAPAS.

Em seguida, a Delegação do Chile apresentou os trabalhos desenvolvidos, com seus êxitos, desafios e propostas.

Por fim, Frei Arcanjo fez alguns comunicados importantes, dos quais podemos sublinhar:

1. Cuidar dos imóveis, tanto aqui quanto no Chile. Essa atitude reflete o sentimento de pertença. Por isso, os livros-tombo devem ser mantidos atualizados, deve-se garantir a limpeza e a manutenção de nossas casas.

2. Cuidado com as multas que têm sido frequentes entre os frades, e prestar atenção aos comportamentos que as causam.

3. Sobre os nossos espaços: nenhum frade está autorizado a cortar árvores sem o consentimento do Provincial e de seu Conselho.

4. Os meios de comunicação podem apresentar ao mundo a beleza da nossa vida e carisma, mas também têm, em alguns momentos, afetado nossa vida de oração e fraternidade. Cuidado!

5. A Comissão Pré-Capitular foi apresentada: Frei Rogê (Noroeste e Alta Paulista), Frei Gerson (Piracicaba), Frei José Carlos (São Paulo), Frei Alonso (Conselho) e Frei Portuga (Secretariado Provincial). Eles elegerão um coordenador.

Após os comunicados, Frei Arcanjo convidou os frades a um momento de oração em agradecimento a Deus por tudo que Ele tem realizado em nossa Província. Com espírito pascal, a Assembleia foi encerrada com o almoço, e os frades retornaram às fraternidades com esperança de continuidade da missão.

Autor:
Frei Carlos Eduardo de Souza Assis, OFMCap
No items found.
Comente