Benção dos Frades Capuchinhos: Tradição de Fé e Devoção que marca o início do ano dos cariocas.

Benção dos Frades Capuchinhos: Tradição de Fé e Devoção que marca o início do ano dos cariocas.

Desde 1886, uma tradição religiosa tem atraído fiéis de todas as partes do Rio de Janeiro. A Bênção dos Frades Menores Capuchinhos começou com a cura milagrosa de Frei Fidélis D’Ávila, que foi curado de uma grave enfermidade com o uso de água benta. Em gratidão, Frei Fidélis mandou construir uma gruta dedicada à Nossa Senhora de Lourdes, ao lado da Igreja de São Sebastião, no Morro do Castelo, no Centro do Rio.

Frei Fidélis de Ávola

A partir desse evento, a prática de abençoar os fiéis com água benta, iniciada pelos frades capuchinhos, se consolidou como uma tradição. A bênção acontece todos os meses, sempre na primeira sexta-feira, mas foi com o passar do tempo que essa devoção passou a ter um significado ainda mais especial na primeira sexta-feira de janeiro. A tradição de receber a bênção no início do ano se espalhou pela cidade, com um número crescente de devotos, que buscam iniciar o novo ciclo com fé e esperança.

Como cita o Frei Ítalo Bruno Ramos dos Santos: "A bênção de janeiro é um momento único de renovação espiritual, onde os fiéis, com o coração cheio de fé, se preparam para enfrentar o novo ano com confiança na proteção de Deus."

A bênção de janeiro, em particular, ganha destaque por simbolizar a renovação espiritual, sendo um dos momentos mais aguardados pelos fiéis. A cada mês, os frades capuchinhos continuam a oferecer sua benção, mantendo viva essa tradição que remonta aos primórdios da história da Igreja no Rio de Janeiro, em um gesto de fé, proteção e agradecimento à Nossa Senhora de Lourdes.

De acordo com o Frei Reinaldo Avila De Moura, ao presidir a primeira missa às 5h da manhã: "bênção não se vê, mas se sente e é percebida pelos outros". Esta frase reflete profundamente a verdadeira essência do que significa ser abençoado. A benção, embora muitas vezes não seja algo visível aos olhos, é algo que se experimenta interiormente, na paz, na serenidade e na proteção que ela traz para a vida de quem a recebe. A bênção pode se manifestar nas ações, nas atitudes e na maneira como uma pessoa se relaciona.

Tivemos a participação dos noviços do Noviciado Interprovincial do Sudeste do Brasil. Este momento, que marca o início do ano com fé e proteção, ganhou um frescor jovial e renovador graças à colaboração desses jovens religiosos que estão em formação para a vida Franciscano-capuchinha.

Os noviços, com sua energia e entusiasmo, se uniram aos frades experientes para abençoar os fiéis presentes no Santuário Basílica de São Sebastião do Rio de Janeiro. Sua presença simbolizou não apenas a continuidade da tradição, mas também a renovação da vocação religiosa, trazendo um novo ânimo e uma nova perspectiva para este momento tão significativo na vida dos frades e dos fiéis.

Rezemos pedindo as bençãos de Deus sobre nós!

Paz e bem.

Autor:
Frei André Luiz Carvalho Martins, OFMCap
No items found.
Comente