Capuchinhos de Minas Gerais se reúnem para Assembleia 2024

Capuchinhos de Minas Gerais se reúnem para Assembleia 2024

Entre os dias 22 e 25 de julho de 2024, os Frades Capuchinhos de Minas Gerais se reúnem no Convento Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, em Belo Horizonte para a Assembleia Provincial do Ano de 2024.

Refletindo sobre o Tema: “Ratio Formationis Localis: nossos itinerários formativos", os frades terão a oportunidade de refletir acerca das diretrizes e parâmetros da formação provincial desde as etapas de iniciação até o itinerário da formação permanente, atendendo assim a uma das ordenações do último Capítulo.

Para isso, os frades têm nas mãos dois documentos muito importantes,  a saber: A “Ratio Formationis Ordinis”, promulgada pelo Ministro Geral, Frei Roberto Genuin em 2019, e, a partir dele, um documento com indicações da Conferência dos Capuchinhos do Brasil (CCB) publicado ao final do mês de Maio deste ano. Confira abaixo um resumo dos destes dias de Encontro:

22 de Julho - Primeiro Dia:

Ao longo do dia e aos poucos os irmãos foram chegando das mais diversas localidades do estado. Na hora do almoço, quase todos os participantes já haviam chegado.

A assembleia teve início com uma missa presidida pelo Conselho Provincial e foi celebrada a memória de Santa Maria Madalena. Durante a homilia Frei Adilson Gonçalves, Ministro Provincial falou sobre aspectos da vida em Fraternidade. Dizia com firmeza que:

"são as experiências vividas na formação que impulsionaram a assembleia deste ano [...] é necessário revisitar o primeiro amor,  o que faz o coração arder em nossa vida".

Em seguida, após o jantar, os frades seguiram para a Conferência de abertura em que Frei João Júnior e Frei Jean se revezaram para apontar a metodologia e as indicações para a assembleia. Além disso, os frades assistiram a um vídeo de Frei Silvio de Almeida, Conselheiro Geral, abrindo os trabalhos. Em seguida, para dar motivar os irmãos, foi exibido um vídeo de Frei Jaime Rey, vice-secretário geral de formação que apresentou o documento "Ratio Formationis" a partir de sua importancia para a Ordem, a CCB e a Província.

Após a apresentação da metodologia e das indicações dos grupos, o dia foi encerrado com a Oração pelo Capítulo Geral de 2024 que acontece entre os dias 25 de Agosto e 15 de Setembro em Roma.

23 de Julho - Segundo Dia:

O segundo dia de assembleia foi recheado de momentos marcantes. Os frades iniciaram os trabalhos às 07h da manhã com a Oração das Laudes da memória de Santa Brígida e logo em seguida foi servido o café da manhã.

Durante a parte da manhã os frades recordaram as experiencias de formação ocorridas na província desde que era custódia até os dias atuais. Recordaram com carinho de algumas figuras como Frei Bruno, Frei Caetano, Frei Paulo Castagna, dentre outros. Além de citar as histórias e experiências de Ouro Fino, do antigo seminário que guardam com carinho na memória.

Frei Luiz Mendes, Frei Paulo Ananias e outros irmãos recordaram as tensões existentes entre o Concílio Vaticano II e a renovação Litúrgica para a espiritualidade, a formação e a vida da província (até então Custódia de Minas Gerais).

Em seguida, os moderadores Frei Vicente e Frei Geovane incentivaram os frades a recordarem de suas experiências vividas em cada etapa da formação. Dentre as experiências citadas, alguns acentos importantes, como o primeiro noviciado em Minas Gerais no ano de 1954, o pós-noviciado em colaboração com a Custódia do Rio de Janeiro que acontece num primeiro momento em Belo Horizonte e depois em Conceição do Mato Dentro. Aliás, o momento foi marcado por algumas histórias engraçadas, como da fatídica viagem de Ouro Fino a Belo Horizonte que durou três longos dias. Por fim os irmãos recordaram saudosamente dos mestres de Noviços que já contribuíram com a formação provincial, dentre eles Frei Paulo, Frei Antônio Cavuto, Frei José Bertola e Frei Ildeu.

Sobre o noviciado na Fraternidade de Belo Horizonte, os frades relembraram que em outros tempos, o terceiro andar do Convento abrigava um hospita. Uma recordação especial ficou para aqueles que fizeram noviciado em Belo Horizonte. Frei Geovane recordava do alento do Vôlei aos Domingos e das partilhas nos quartos ao longo do dia.

Ainda sobre o noviciado, os irmãos recordaram as experiências em Nova Fátima (GO), com a Província do Brasil Central, em Patos de Minas, Governador Valadares e mais recentemente em Teresópolis (RJ) e Botucatu (SP) em colaboração com as Províncias do Rio de Janeiro/Espírito Santo e São Paulo.

Outra recordação importante foi o Ciclo de Formação Franciscana (CIF) e o Ciclo Especial de formação (CEF). Ambos com o intuito de formar os jovens frades da Província.

Sobre a formação acadêmica, os irmãos recordaram dos 37 anos de história do Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA) que encerrou suas atividades de graduação no ano passado (2024) o que teve como consequência a transferências dos irmãos da etapa do pós-noviciado para a Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) em Belo Horizonte. O encerramento das atividades do ISTA gerou uma pergunta sobre o tipo de formação que queremos para a Vida religiosa neste momento.

Por fim, para encerrar a manhã, Frei Geovane presenteou aos presentes com um texto inspirado no poeta Mia Couto intitulado: "E se São Francisco fosse mineiro?"

Na parte da tarde, com o auxílio de Frei Evandro de Souza (ministro provincial da Província PR/SC), via vídeo conferência, os irmãos refletiram sobre a estrutura e alguns apontamentos sobre a Ratio Formationis. Frei Evandro provocou aos irmãos a pensarem sobre a formação na província em seus aspectos positivos e negativos e, a partir disso desenvolveu sua reflexão sobre a Ratio.

O dia foi encerrado com a Profissão Religiosa Perpétua de Frei Flávio Oliveira na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário de Pompeia.

24 de Julho - Terceiro Dia:

Neste terceiro dia de Assembleia os irmãos iniciaram os trabalhos com a missa em memória dos 100 anos de profissão religiosa do Servo de Deus Frei Gabriel de Frazzanò. Como é uma tradição na Província, os frades jubilandos do ano de 2024 também foram homenageados:

- Frei Paulo Ananias e Frei Carlos Fabiano (65 anos de profissão religiosa);

- Frei Gilmar Donisete (40 anos de profissão religiosa);

- Frei Antônio Geraldo (35 anos de profissão religiosa);

- Frei Adilson Donderi e Frei Lázaro de Freitas (30 anos de profissão religiosa);

- Frei Márcio José (15 anos de profissão religiosa);

- Frei Warley Oliveira, Frei Douglas Oliveira e Frei Davy Pereira (10 anos de profissão religiosa);

- Frei Érick Juan (5 anos de profissão religiosa);

- Frei Geraldo Barbosa (15 anos de Ordenação);

E comemoração dupla para:

- Frei Heuser José (5 anos de Ordenação Presbiteral e 15 anos de profissão religiosa);

- Frei João Guido (65 anos de profissão religiosa e 60 anos de Ordenação Presbiteral).

O momento marcante da missa foi a homilia de Frei Carlos Fabiano que recordou com carinho sua trajetória na Província e a contribuição para a formação dos frades, inclusive citando nominalmente e agradecendo a cada um daqueles que fizeram fraternidade com ele nas casas de formação por onde passou.

Após o café da manhã, as reflexões sobre as etapas formativas continuaram. A primeira etapa a ser discutida foi a etapa vocacional. Frei Adriano Cézar, atual responsável pela equipe do SAV e Teresa Kurimoto, que colabora com suporte psicológico junto ao SAV foram moderadores deste momento. Primeiro, foi apresentado um diagnóstico da atual situação, que recebeu o nome de "Cenário" e depois algumas estatísticas sobre a situação provincial de entradas, saídas e perseveranças dos candidatos dos últimos 25 anos. Após essa reflexão, os frades se dividiram em 06 grupos para discutir e apresentar propostas sobre o que foi apresentado. A manhã seguiu com a plenária e os encaminhamentos dos trabalhos em grupo.

A tarde, os irmãos se debruçaram sobre a etapa da Formação Permanente, que seguiu a mesma metodologia da manhã, com uma reflexão, moderada por Frei João Júnior, algumas estatísticas e revisões de texto. Após esse momento os frades seguiram para o trabalho em grupos e a tarde foi encerrada com a plenária e a apresentação das propostas para essa etapa formativa.

Após o jantar, à noite, foi a vez de refletir sobre a etapa do Noviciado, que hoje está instalado na cidade de Botucatu (SP). Seguindo a mesma metodologia das etapas anteriores, após a reflexão os irmãos seguiram para os grupos de trabalho e encerraram o dia com debate e propostas concretas. A noite encerrou com breve oração a Nossa Senhora.

25 de Julho - Quarto Dia:

O terceiro dia da assembleia teve um caráter todo especial: Além dos encaminhamentos finais, os frades participaram da Ordenação Diaconal de Frei Tiago Emanuel Assunção Jordão na Igreja da Pompeia em Belo Horizonte.

O dia começou logo cedo, as 07h com a oração da manhã dedicada ao Apóstolo São Tiago e logo após o café da manhã, os trabalhos foram retomados na Sala Magna do convento.

A dinâmica deste dia foi basicamente a mesma dos demais dias. Os frades se reuniram na sala para uma pequena reflexão acerca da etapa a ser estudada, trabalho em grupo e uma pequena plenária. A primeira etapa a ser discutida neste dia foi o Postulado, que atualmente acontece na cidade de Patos de Minas. Frei Luiz e Frei Jean ficaram encarregados de moderar este momento. Após breve exposição do tema, os frades assistiram a um vídeo produzido pelos irmãos do postulado para o encontro do Serviço de Animação Vocacional que aconteceu no fim do mês de junho no Convento da Pompeia.

Em seguida os irmãos da etapa do postulado Hércules, Willian e Arnaldo (este último da Província RJ/ES), que atualmente estão no segundo ano de postulado, falaram de suas expectativas. Para esses irmãos o postulado entra na reta final, já vislumbram o noviciado no final deste ano. Frei Luiz exortou aos irmãos que visitem o postulado pois receber os frades naquela casa é sempre agradável. Além disso agradeceu a Frei Geovane e Frei Antônio Caixeta pelo tempo em que residiram junto aos irmãos do postulado.

A manhã foi encerrada com alguns encaminhamentos da Romaria da Misericórdia, em Frutal - MG, cuja apresentação foi feita por Frei Glaicon, atualmente guardião da Fraternidade de Frutal.

Após o almoço, os irmãos rezaram a oração do Encontro de Formandos da Etapa Inicial (EFEI) que acontece no mês de agosto. Cada guardião recebeu uma vela para rezar na intenção deste encontro.

Em seguida foi a vez de discutir sobre a etapa do Pós-Noviciado. Sobre esta etapa Frei João Júnior e Frei Érick fizeram alguns apontamentos importantes e os frades seguiram para o trabalho em grupo.

O dia foi encerrado com a Ordenação Diaconal de Frei Tiago, presidida por Dom Edmar José da Silva, Bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e referencial para a Região Nossa Senhora da Boa Viagem.

A assembleia foi encerrada com uma pequena confraternização na garagem do convento.

Autor:
Assessoria de Comunicação dos Capuchinhos de Minas Gerais
No items found.
Comente