Capuchinhos inauguram jazigo em Imperatriz-MA

Capuchinhos inauguram jazigo em Imperatriz-MA

No final da tarde da quarta-feira (25/09), após uma Missa presidida por Dom Vilsom Basso, SCJ, Bispo de Imperatriz, acompanhado de alguns padres diocesanos, os frades Capuchinhos realizaram a exumação dos restos mortais de quatro coirmãos, que estavam sepultados na Capela do Cemitério "Campo da Saudade", de onde, logo depois, seguiram em carreata por ruas centrais até a Igreja São Francisco de Assis para inauguração da CRIPTA (Memorial dos Padres daquela Paróquia), localizada na rua Luís Domingues, proximidades da Praça Brasil, Centro.

O translado dos restos mortais dos freis Epifânio da Abadia, Tranquilino Zanni, José Oliveira de Souza e Tadeu Gabrielli, foi feito pelo caminhão do Corpo de Bombeiros Militares de Imperatriz (CBM). Jogadores e torcedores do Cavalo de Aço prestaram homenagem ao frei Epifânio da Abadia, um dos grandes incentivadores do futebol em Imperatriz, fundador do estádio municipal, que leva o seu nome.

A carreata chamou a atenção de parte da população de Imperatriz, especialmente os cidadãos que conheceram ou trabalharam com estes frades. Agora, em um digno espaço construído ao lado da Igreja Matriz, eles receberão a devida honra conforme o livro do Apocalipse: "Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem." (Ap 14,13) Este jazigo vem completar assim os jazigos das igrejas das quatro fraternidades regionais da Província (São Luís, Belém, Barra do Corda e agora Imperatriz).

Frei Epifânio (Gino Taioli) nasceu em Badia Calavena/Verona/Itália. Entrou no seminário aos 15 anos, em 1931, desejoso de doar a sua vida na Missão. Não era muito apto para as letras, mas, ao desenho, a matemática, à ginástica e sempre louvável na sua conduta. Era sincero e reto. Foi Assistente e Professor no Seminário Seráfico de Varese. Chegou ao Brasil em 1947. Pároco e desobrigante em Montes Altos, Alto Alegre, Grajaú e em Imperatriz onde passou a maior parte de sua vida. Homem compreensivo e caridoso. Trabalhador incansável no setor da construção. Vigário Capitular da Prelazia de Carolina e Conselheiro da Vice-Província. Esteve na Missão durante 36 anos. Faleceu aos 67 anos de idade em Imperatriz, aos 8 de fevereiro de 1983.

Frei José de Oliveira Nasceu em Ypu-irú município de Tuntum. Pertenceu ao primeiro núcleo de aspirantes que iniciaram sua caminhada no Convento do Carmo em 1976. Completado seu currículo de estudos, após a Ordenação Presbiteral, permaneceu por quatro anos em Belém como Vigário Paroquial da nossa Paróquia São Francisco de Assis. Foi Capelão do Hospital dos Servidores do Estado e do Hospital Barros Barreto. Transferido para São Luís em 1991, foi Pároco da Igreja da Conceição do Anil. Em 1995 foi transferido para Açailândia como Vigário Paroquial, Assistente Espiritual da OFS para as Regiões do MA/PA/AP. Faleceu repentinamente por improviso e imprevisto derrame cerebral. Tinha apenas 41 anos de idade.

Frei Tadeu (Pedro Gabrieli) nasceu em Cerete Alto, Bérgamo, Itália. Chegou ao Brasil em 1961, após ter acumulado experiências missionárias na Missão da Eritréia. Sua primeira destinação foi Alto Alegre, mas, no ano seguinte (1963) foi enviado a Esperantinópolis como desobrigante. Em 1968, em São Luis, foi Vigário Conventual do Carmo e Procurador da Prelazia de Grajaú. Em Janeiro de 1969 foi transferido para Pedreiras encarregado do Projeto Galliana, onde permaneceu até 1980. Depois foi para Presidente Dutra e, em seguida, para São Luís. De1981/1983 foi Superior e Pároco em Açailândia. Integrou a fraternidade de Porto Franco de 1983/1991. Imperatriz foi a última etapa de sua vida missionária. Por onze anos, de 1991 a 2003. Faleceu assassinado aos 73 anos de idade, no dia 19 de julho de 2003.

Frei Tranquilino (Giovanni Zanni) natural de Sóvere/Bérgamo/Itália, foi enviado à Missão em 1961. Iniciou sua vida apostólica em Primavera, no Pará. Foi desobrigante em Imperatriz, Pároco em Amarante, Estreito e Imperatriz na paróquia de Fátima e de São Francisco, onde desenvolveu seu apostolado até à morte, ocorrida repentinamente. Foi conselheiro, sincero amigo, e dedicado trabalhador. Tinha uma visão intuitiva dos problemas e se empenhou para deixar um patrimônio à Diocese de Carolina. É lembrado com muita saudade e veneração. Entre suas obras merece destaque o acabamento da igreja de Nossa Senhora de Fátima, hoje catedral da Diocese de Imperatriz. Faleceu aos 49 anos.

Autor:
No items found.
Comente