

Capuchinhos realizam o 39º Encontro de Pastoralistas - Encopa
Entre os dias 05 a 9 de janeiro aconteceu na Casa Frei Aldo Fardo, no Balneário Rosa do Mar – Passo de Torres/ SC, que é a casa de encontro dos frades no final e início de cada ano, o encontro o 39º ENCOPA- Encontro de Pastoralistas, contando com a presença de diversos frades. Este encontro reúne os freis que atuam nas paróquias e junto a diversos trabalhos e serviços. Além de ser um momento fraterno, de reencontro e convivência dos freis, sempre são debatidos assuntos que contribuem com a vida missionária e pastoral. O tema deste encontro foi: “Iluminar a mente e inflamar o coração para a Missão”.
A programação foi marcada por momentos de partilha e convivência entre os frades, celebrações eucarísticas diárias, com destaque para a Missa de encerramento do Jubileu da Esperança. No campo formativo, a Análise de Conjuntura, conduzida por César Goes, aprofundou os desafios sociais à luz da Campanha da Fraternidade 2026 – Fraternidade e Moradia.
Outro momento significativo foi a assessoria de Dom Frei Cleonir Dalbosco, bispo da Diocese de Bagé, que refletiu sobre a missão da Igreja e da Ordem nos dias atuais. Houve ainda partilha da realidade pastoral das paróquias, além da apresentação de temas provinciais, envolvendo o Governo Provincial, o Encontro dos Irmãos que aconteceu em Roma, o Serviço de Animação Vocacional (SAV) e o serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC). .
O 39º ENCOPA foi coordenado pelo Secretariado de Pastoral que é formado pelo frei Irineu Trentin (Vigário Provincial e coordenador do Secretariado), frei Rafael de Lima, frei Laércio Duminelli da Luz, frei Alcides Cantídio Soares, frei Miguel Debiasi, e frei Clair Zampieron.




