Casa Fonte Colombo celebra 25 anos
No dia 22 de novembro de 2024, aconteceu a comemoração dos 25 anos de atividades da Casa Fonte Colombo, nas dependências da Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana, em Porto Alegre.
Um projeto que foi sonhado, organizado e que vem dando sua contribuição no enfrentamento da Aids no nosso país desde 30 de novembro de 1999. Vinte e cinco anos da Fonte Colombo, iniciativa dos Freis Capuchinhos, sustentada, apoiada e incentivada por muitas pessoas e instituições que já estavam e estão compromissadas na luta contra o HIV e a Aids.
Dando início à cerimônia de abertura, Freis José Bernardi e Ericles Lopes convidam a todos para um momento de espiritualidade juntamente com Freis Alceu Ferronato e Hitalo Gomes que após a benção de São Francisco de Assis recitada por Frei Irineu Trentin, aspergem a água abençoando a todos os presentes.
Para manifestar sobre o caminho percorrido pela Fonte Colombo foi composta uma mesa representativa com a participação do Frei Luiz Carlos Lunardi, coordenador da Casa Fonte Colombo; Frei Irineu Trentin, provincial dos Freis Capuchinhos do RS em exercício; Enfª Daila Raenck, coordenadora da CAIST da Secretaria Municipal de Saúde; Márcia Leão, Fórum de Ong Aids RS; Marcos Renato Lazarotto, Ministro Regional da Ordem Franciscana Secular; Frei Nestor Schwerz, vice-diretor da Estef e Presidente da CFFB Regional Sul 3, Mariana Gian do Prado, representante das voluntárias e voluntários e Ivanise da Rosa, representante das usuárias e usuários da Casa Fonte Colombo.
Após a mesa de abertura, Veriano Terto Junior, da Associação Interdisciplinar de Aids – ABIA RJ elencou os principais desafios que a Sociedade Civil organizada tem para enfrentar no próximo quarto de século. Para contribuir na perspectiva do cuidado, contamos com a contribuição da Mirtha Sendic, que atuava na Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre quando a Casa Fonte Colombo foi fundada.
E para comemoração final, os/as participantes foram convidados/as a apreciar a exposição das campanhas desenvolvidas nestes 25 anos, bem como relembrar a equipe de voluntárias/os e freis que fazem parte desta história. E para finalizar o coquetel e o tradicional parabéns!
HISTÓRIA
A Casa Fonte Colombo - Centro de Promoção da Pessoa Soropositiva - HIV foi fundada em 30 de novembro de 1999, é mantida pela Associação Literária São Boaventura pertencente à Ordem dos Frades Menores Capuchinhos do RS com sede em Caxias do Sul / RS. Dedica-se à prevenção da Aids e assistência aos portadores do HIV.
A razão da existência da Casa é contribuir no resgate da dignidade da pessoa, lutando contra a discriminação e o preconceito. A solidariedade de Deus com a humanidade e de São Francisco com os doentes sustenta o compromisso da Casa com os portadores do HIV e com a luta contra a Aids.
O nome "Fonte Colombo" vem de um pequeno vilarejo onde São Francisco submeteu-se ao tratamento médico por causa de uma doença nos olhos. Ocasião em que o Santo ensinou aos frades o modo de estar entre os doentes: "Irmãos, suportai sem enfado o desconforto e a fadiga que vos dá a minha doença. O Senhor por mim, seu pobre servo, vos recompensará neste mundo e no outro das boas obras que tivestes de abandonar para cuidar de mim".
MISSÃO
Contribuir na contenção da epidemia de Aids através da prevenção e assistência às pessoas soropositivas-HIV.
VISÃO
Ser uma organização de referência na luta contra a Aids.
FILOSOFIA
Trabalhar em equipe e com a sociedade para promover a prevenção, assistência, reestruturação dos laços familiares e reinserção social da pessoa soropositiva-HIV.
Louvamos e agradecemos a Deus por tantos benefícios prestados pela instituição através dos Freis Capuchinhos, dos colaboradores, dos/as voluntárias/os e dos apoiadores nestes 25 anos. São incalculáveis as trocas de afeto, as aprendizagens, as relações solidárias que aconteceram e seguem acontecendo na Casa.
São Francisco de Assis, fonte inspiradora desta obra, mantenha-nos próximos das pessoas vivendo com HIV e Aids.
Gratidão a todos e todas, Paz e Bem!
Fotos: Secretaria Casa Fonte Colombo, Frei Ericles Lopes, Ângelo Marins, Sérgio Porto Alegre, Frei Hítalo Gomes, Naira do Amaral, Eva Aronna, Paula Eugênio e Gina Hermann.
Fonte: Casa Fonte Colombo – Cristiane Saraiva Martins