Casa São Frei Pio celebra 25 anos

Casa São Frei Pio celebra 25 anos

No dia 16 de julho de 2023 a Casa São Frei Pio, dos Franciscanos Capuchinhos do Rio Grande do Sul, completa 25 anos. A mesma está localizada em Caxias do Sul é a casa que acolhe os freis que se encontram com idade avançada e que já  exercem trabalhos pastorais limitados, também que necessitam de cuidados de saúde e até mesmo os frades que vem para realizar exames e consultas. Ela é considerada como um espaço muito especial por todos os frades, porque nela residem os frades que doaram a sua vida pela missão e continuam colaborando com a província, deixando a todos um precioso testemunho de vida e missão.

Ao adentrar na história, se recorda que no dia 16 de julho de 1998 foi  inaugurada a Enfermaria Provincial, junto ao Convento Imaculada Conceição em Caxias do Sul. Na inauguração foi realizada a missa e bênção com os freis da fraternidade. Os freis Leão Marin, frei Celestino Dotti e frei Arnaldo foram os primeiros residentes.

Já no dia 13/06/2000 foi constituída e oficializada então a Casa de Saúde Frei Pio, com bênção realizada pelo Ministro Provincial frei Luiz Turra. Na mesma data foi confirmada a primeira comunidade religiosa, anexa à Fraternidade Imaculada Conceição composta pelos freis Rogério Miotto, Miguel Morandi, Patrício Zandoná, Celestino Dotti, Leão Marin e Ângelo Ferronatto.

Ao recordar daquele dia e da importância da Casa São Frei Pio, frei Luiz Turra disse que:

“Ela tem uma história muito ligada à caminhada e a vida de nossos frades. A gente nunca imagina envelhecer e nem quer que a província envelheça tanto, mas a realidade é inevitável, por isso devido a certas realidades de frades idosos e doentes foi proposto no Capítulo de 1999 colocarmos como um projeto para construir a Casa de Saúde. Me recordo que levantei e disse que era uma necessidade, porque o envelhecimento chega e temos que dar atendimento e carinho, gratidão também aos nossos frades idosos. Foi assim que me foi pedido para propor novamente como projeto e aprovamos o projeto. Então em 2002 junto com frei Alceu Ferronato fomos construindo o lugar e o ambiente para irmos acolhendo modestamente os nossos frades, sendo denominada Casa da Saúde. Eu acredito muito que ali está o coração da Província, o amor desses frades que doaram a vida pela nossa história e que merecem todo carinho e todo cuidado.

Em 16/02/2002 passou a denominar-se Casa de Saúde São Frei Pio e a partir de 2015 passou a se chamar Casa São Frei Pio. Ao longo destes anos muitas histórias fazem parte da Casa São Frei Pio. No local, os freis possuem atendimento 24h, além de diversos trabalhos realizados com profissionais, os momentos de oração, terço e missas, integração do grupo e as visitas dos frades, familiares e formandos capuchinhos.

E a missão continua nos dias de hoje. Ao lembrar-se da Casa São Frei Pio, o atual Ministro Provincial, frei Nilmar Carlos Gatto disse que: “Se um irmão cair doente, os outros irmãos não o abandonem... em caso de necessidade poderão encarregar uma pessoa de confiança para cuidar dele durante sua enfermidade”. (1Rg,10)

Buscando ser fiel à exortação de nosso Seráfico pai São Francisco de Assis, a Província garante atenção e cuidado fraterno aos frades idosos e enfermos.  Há 25 anos a província constituiu um espaço que, diante das necessidades, foi ampliado e reestruturado para qualificar o atendimento aos frades idosos e enfermos. Hoje denominada Casa São Frei Pio, em Caxias do Sul, atende os frades com necessidades de cuidados médicos. Uma equipe de frades e de leigos profissionais atende, de forma humana e fraterna, mais de vinte frades residentes, além de muitos outros frades que buscam consultas periódicas ou de urgência.

Temos absoluta consciência da importância desta casa para a vida provincial. Neste espaço, os frades recebem atendimento digno de pessoas que durante os anos foram doando as suas vidas numa constante missão de anúncio e de vivência do evangelho de Jesus Cristo. Hoje com necessidades de ajuda são acolhidos e acompanhados por uma equipe de frades e de enfermeiras que, com carinho e muito amor tornam suas vidas mais seguras e  felizes.

Que Deus seja louvado pelos 25 anos desta obra que tanto bem faz para os frades que fizeram e ainda fazem a história da província florescer e dar frutos de fé, esperança e caridade. Nosso profundo agradecimento aos frades e à equipe de enfermeiras e cuidadoras que tornam a casa São Frei Pio um espaço abençoado. Paz e bem!

O atual coordenador da Casa São Frei Pio é o frei Adir Redante que afirmou que: “A casa São Frei Pio completa 25 anos de trabalho, de dedicação, de carinho em favor da vida, para dar mais vida e vida de qualidade a todas as confrades que buscam essa saúde, que busca uma vida, uma qualidade melhor e toda a nossa província está em festa. Parabéns a província, parabéns aos confrades que sempre apoiaram e continuem apoiando para o bom êxito desta casa. Parabéns também pela equipe da enfermagem, a coordenação e todos que trabalham nesta casa, que dedicam a sua vida em favor de mais vida, que são as frades que aqui buscam mais saúde e vida de qualidade. Parabéns a todos e uma boa festa”.

O frei Armindo Festa que é residente na Casa São Frei Pio deixou a sua mensagem: “Quando frei José Gislon, hoje bispo diocesano de Caxias do Sul, era Conselheiro Geral da Ordem, visitou a nossa província e conversou individualmente com os frades aqui da nossa fraternidade da casa da saúde, ele sugeriu que se criasse uma casa para idosos e doentes. Foi assim que foi motivada a criação da casa da saúde. Depois, logo depois, frei Luiz Turra, como provincial, começou a concretizar então a casa da saúde para os frades mais idosos e doentes. Assim surgiu a casa da saúde como local de convivência e também de possibilidade um tratamento mais adequado dos freis idosos e por vezes doentes, ou pelo menos cadeirantes.

Temos que reconhecer que  foi um gesto muito bonito. Quando eu saí de Porto Alegre, eu passei a residir na casa da saúde e faço atendimento diário na Paróquia da Imaculada Conceição, na Pastoral da Acolhida, da Bênção e da Misericórdia. A casa da saúde é um local privilegiado para os frades idosos e também para os frades cadeirantes ou com outras doenças. É um gesto assim, eu diria muito inspirado esse de criar a casa da saúde, porque uns já passaram adiante e foram para casa do Pai, temos ainda frades que estão com 97, 98 anos e são frades que vão vivendo o ciclo da vida terrena aqui, sendo muito bem cuidados com a Angélica que é a Coordenadora e a equipe que fazem parte do atendimento dos frades, tanto na parte do dia, nas consultas, na alimentação, nos cuidados da higiene e também, são aquelas que fazem o trabalho que para nós frades é merecedor de grandes elogios e grande estima pela dedicação, pela responsabilidade e pela doação que essas mulheres e mais o Marcelo que trabalha na parte dos cuidados gerais fazem conosco.

 Somos nós frades muito agradecidos pela inspiração de frei José, pela dedicação decidida do frei Turra como provincial para poder surgir há 25 anos a existência da casa da saúde, que consistiu em reformar uma ala e continua sendo essa casa um lugar muito acolhedor, pelas enfermeiras, pelas que trabalham e cuidam da higiene, da alimentação, da medicação e todos que colaboram. Então eu diria que a casa da saúde para a Província é um lugar muito especial, de privilégio para os frades idosos e doentes, porque fizeram a sua parte, fizeram a sua missão e hoje continuam a sua missão, só que hoje é pela oração.

Nós somos agradecidos por estarmos aqui, é um lugar especial para aqueles que ao longo da sua existência enquanto estavam com possibilidade de atuar serviram a província nos diversos serviços de missão e hoje estão sob os cuidados do frei Adir Redante, frei Claudelino Brustolin e também da equipe que trabalha aqui. A casa da saúde é uma iniciativa bem sucedida e temos como missão rezar pela vida da província, pelos frades que estão na vida ativa e também pelas casas de formação. Sou muito agradecido por poder estar aqui cuidando da minha saúde e exercendo as minhas atividades dentro das possibilidades que eu tenho”.

Já frei Leopoldo Cipriano, que também reside na Casa São Frei Pio disse: “Celebrar 25 anos da Casa São Frei Pio, é celebrar a vida daqueles que se preocuparam por cada um de nós. É também celebrar a vida daqueles e daquelas que se preocupam com a nossa saúde”.

Durante a pandemia de Covid -19 a Casa São Frei Pio criou a Pastoral da Esperança on-line, um projeto que tinha como finalidade ser suporte religioso de forma on-line, onde a comunidade pode usufruir do conhecimento, expertise e sabedoria que os freis têm a oferecer, sendo os atendimentos são realizados por vídeo chamadas.

Deus seja louvado pela Casa São Frei Pio e continuemos a rezar por todos que lá residem e trabalham, neste bonito gesto de cuidado, amor e fraternidade.

 

Autor:
Assessoria de Mídias do RS
No items found.
Comente