

Custódia Brasil Oeste - História, gratidão e esperança
Nos dias 11 a 14 de julho, a custódia Brasil Oeste celebra o Capitulo das Esteiras. Neste primeiro dia de capitulo a Custódia Brasil Oeste celebrou um momento significativo marcado pela reflexão sobre a importância da história, gratidão e esperança. A ocasião trouxe à tona reflexões filosóficas e teológicas sobre o tempo, destacando a influência da compreensão histórica na formação do ser humano.
A Assessoria foi realizada pelo Frei Silvio do Socorro de Almeida, definidor dos capuchinhos para as Américas. Destaca que no contexto contemporâneo, observa-se uma tendência de reduzir o tempo apenas ao presente, ignorando o passado e o futuro. Esse "presentismo" traz consigo a perda da memória histórica e a falta de perspectiva para um futuro melhor. Frei Silvio destaca a importância de reconhecer a influência do passado, a fim de compreender o presente e construir um futuro com sentido.
A gratidão também é ressaltada como uma resposta adequada ao dom recebido. A gratidão surge da memória, reconhecendo que o que recebemos é um presente. A figura de Maria, mãe de Jesus, é citada como exemplo de gratidão, sendo acolhida pelo discípulo amado mesmo nos momentos mais difíceis. A gratidão é vista como uma virtude que fortalece os laços fraternos e gera contentamento na vida comunitária.
Por fim, o frei abordou a importância da esperança no futuro. Reduzir tudo ao presente pode levar à desistência da vida. Reconhecer a influência do passado e acreditar em um futuro melhor é essencial para dar sentido à existência. A compreensão linear do tempo, presente no cristianismo, é destacada como um caminho para a esperança e a transcendência.Nessa celebração da Custódia Brasil Oeste, fica evidente a importância de compreender o tempo histórico, cultivar a gratidão e manter a esperança em um futuro promissor. Esses elementos são essenciais para a formação humana e para a construção de uma sociedade mais plena e significativa.
A noite, aconteceu um momento cultural com algumas apresentações feitas pelos Postulantes e pelo grupo Paixão de Cristo da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, sob animação musical de Toni Faveti e Ariosvaldo Piva, com músicas gauchescas. Também a equipe de animação vocacional fez sua a participação com pratos típicos da região.
