Encontro dos Irmãos

Encontro dos Irmãos

Os Encontros de Verão foram abertos com o tradicional encontro dos irmãos leigos da Província, realizado na Praia Rosa do Mar, de 17 a 22 de dezembro de 2023. O tema motivador foi “Irmãos leigos: memória e perspectivas" e a marca fundamental dos quatro dias foi a convivência. Como em anos anteriores, além do tempo de partilha, de confraternização e vivência comunitária, três manhãs foram reservadas para aprofundar alguns temas de interesse dos irmãos e que servem também para a formação continuada ou permanente.

A primeira manhã de reflexão foi em torno do V Encontro de Irmãos Leigos da CCB, realizado no mês de outubro, em Brasília, onde participaram cinco dos irmãos da província. Frei Daison sistematizou os temas do encontro nacional e propôs uma conversa em pequenos grupos para retomada das “proposições”, um elenco de sugestões que nasceu no primeiro encontro nacional e é revisado a cada novo encontro. Os grupos foram unânimes em afirmar que as proposições já se concretizam em nossa vida provincial, mas é sempre importante tê-las presente a fim de evitar retrocessos.

A segunda manhã de aprofundamento ficou a cargo do ministro provincial que destacou a série de comemorações que o movimento franciscano está organizando para os próximos anos e convidou que todos se sintam chamados a se envolverem nas programações propostas, mas sobretudo chamou a atenção para encarnarmos o espírito que cada uma dessas celebrações traz, em vista de aprofundarmos o carisma e a espiritualidade. Falou da comemoração dos 800 anos dos estigmas, em 2024; dos 800 anos do Cântico do Irmão Sol, em 2025 e dos 800 anos do trânsito de São Francisco. Fez referência também aos 800 anos da Regra Bulada e do Presépio de Greccio. Aliás, esse foi o tema da oração comunitária de três dias. Com base no material produzido pela CFFB, o Natal foi preparado com um tríduo. Frei Álvaro também conclamou a todos os irmãos para viver com entusiasmo o triênio que se inicia, destacando alguns projetos deliberados no Capítulo e que serão colocados em prática.

O terceiro dia foi dedicado ao documento Laudate Deum e ao texto base da Campanha da Fraternidade de 2024. Frei Gilmar Zampieri apresentou o esquema do Documento do Papa que trata do aquecimento global, desenvolvendo em 73 parágrafos o tema que está em dois parágrafos da Laudato Sì, que em breve completará 10 anos. Evidenciou os perigos que corremos, caso não haja uma interferência global em vista de limitar o aumento da temperatura global.  Ao mesmo tempo lembrou que, recentemente, na COP 28, em Dubai, os países chegaram a um acordo e se espera que todos se comprometam com ele. Frei José Bernardi, apresentou brevemente o tema da Campanha da Fraternidade 2024, que celebra os 60 anos da iniciativa, refletindo sobre a “amizade social”, um conceito que o papa trabalhou na Fratelli Tutti e que é de suma importância trabalhar e exercitar seja nas famílias, nas comunidades e na sociedade como um todo, superando a polarização e suscitando a convivência amigável com as diferenças: sociais, raciais, sexuais, políticas.

Por se tratar do primeiro encontro do triênio, os irmãos escolheram a equipe que fica responsável pela animação do grupo e pela preparação dos encontros. Por aclamação foram escolhidos os seguintes irmãos: Freis Gilmar Zampieri, Wilson Zanatta e Sidimar Pressi. 

A avaliação destacou como muito positivo a convivência, a fraternidade, a leveza do encontro, a acolhida e a organização da casa, a alimentação. Também foi avaliado positivamente os temas de reflexão, a celebração do tríduo em preparação ao Natal e a boa participação dos irmãos. Nos próximos dias acontecerão outros encontros com grupos de freis. 

 

Autor:
Assessoria de Mídias do RS
No items found.
Comente