Encontro Provincial de Entidades e Pastorais Sociais

Encontro Provincial de Entidades e Pastorais Sociais

O Encontro provincial de serviços caritativos, entidades e pastorais sociais das presenças capuchinhas no estado de São Paulo se realizou nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro de 2024, no Seminário São Fidélis, em Piracicaba, promovido pela Comissão Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC) dos Frades Capuchinhos de São Paulo.


O Encontro visou fortalecer os nossos serviços imbuídos da “caridade social” no cuidado aos mais empobrecidos, na promoção da justiça, da paz e do cuidado da casa comum. O Encontro intencionou o intercâmbio de experiências e de realidades locais, bem como o aprofundamento do Ensino Social da Igreja, particularmente do Magistério social do Papa Francisco, e das formas de engajamento para se garantir os direitos fundamentais dos mais empobrecidos em nossas realidades.
Segue um relato da participante do Encontro, Edvaneide da Silva, de Santo André:


Amei participar deste encontro, pois a troca de conhecimento nos ensina e fortalece na missão, seja em qualquer pastoral ou trabalho, especialmente no âmbito da caridade social com os empobrecidos, na promoção da justiça, da paz e no cuidado com a nossa casa comum.


O tema, assessorado pela professora Rosana Manzini, foi magnífico! Ela nos trouxe orientações sobre como viver o Evangelho nas relações sociais e com todas as criaturas, propondo ações concretas para a construção da paz e da justiça nas relações entre pessoas, povos e nações. O magistério social do Papa Francisco contribui de maneira significativa para superar as dificuldades que o mundo enfrenta em afirmar a dignidade da vida humana e de toda a criação.


Durante a visita à comunidade dos mais empobrecidos, o contato direto com essa realidade e com as necessidades da população foi doloroso. A impotência diante da situação nos faz refletir sobre a falta de políticas públicas, como a escassez de vagas nas creches, a ausência de asfalto, a insegurança e a falta de emprego. Somente assim percebemos a profundidade da desigualdade social, contrastando com a promoção de uma verdadeira dignidade humana.


Foi divino participar da pequena celebração à beira do Rio Piracicaba, junto aos Frades Capuchinhos, como guardiões da criação, seguindo a inspiração de São Francisco de Assis. Ele considerava todas as criaturas como seus irmãos e irmãs, chegando a declarar o “Irmão Sol”, a “Irmã Lua” e a "Irmã Morte", reconhecendo a presença divina em cada elemento da criação. A encíclica “Laudato Si'”, do Papa Francisco, ressoa na sociedade como um chamado urgente à conversão ecológica, nos convidando a uma nova relação com a natureza. Fomos incentivados sobre a importância de cuidar da nossa casa comum.

Autor:
Frei Marcelo Toyansk, OFMCap
No items found.
Comente