Encontro Provincial de Entidades e Pastorais Sociais dos Capuchinhos de SP
No fim de semana 1 a 3 de setembro, realizou-se, na Serra de São Pedro, o Encontro Provincial de Serviços Caritativos e Entidades e Pastorais Sociais, das presenças capuchinhas do estado de São Paulo, com cerca de 20 participantes. O encontro foi promovido pela Comissão Justiça, Paz e Integridade da Criação dos Frades Capuchinhos de São Paulo.
O Encontro, como o anterior ocorrido em 2019, visou fortalecer nossos serviços imbuídos da “caridade social” no cuidado aos mais empobrecidos, na promoção da justiça, da paz e do cuidado da casa comum. Favoreceu o intercâmbio de experiências das realidades locais, bem como o aprofundamento do Ensino Social da Igreja, particularmente do Magistério social do Papa Francisco, e das formas de engajamento para se garantir os direitos fundamentais dos mais empobrecidos em nossas realidades.
Na sexta-feira à noite, 1º de setembro, Dia Mundial de Oração pelo cuidado da Criação, o Encontro se iniciou com a “Província em Oração pela Criação”, um momento orante, que foi transmitido ao vivo pelas redes sociais da Província, uma forma de interação do Encontro com as nossas presenças representadas na Serra de São Pedro.
No sábado, 2 de setembro, pela manhã, após uma partilhadas iniciativas do serviço JPIC dos Capuchinhos de São Paulo, os participantes partilharam suas realidades e variados serviços e iniciativas na promoção humana e no cuidado da Casa Comum: ressaltamos como algumas de nossas presenças capuchinhas têm sido um suporte e referência a nível diocesano para as pastorais sociais, diante de uma fragilidade na opção pelos pobres encontrada ainda em muitas dioceses. E as Franciscanas do Coração de Maria também se fizeram presentes e partilharam suas iniciativas, algumas em parceria com a JPIC dos Capuchinhos.
À tarde desse mesmo dia, o grupo fez visitas inseridas na realidade de favelas em Piracicaba, organizadas junto ao “Exército das Formiguinhas” na comunidade do Bosques dos Lenheiros e adjacências, região de muita vulnerabilidade e ausência da presença da Igreja Católica. Divididos em pequenas equipes, puderam escutar com empatia as realidades de sofrimentos e lutas dos que residem nessas favelas e, também, transmitir solidariedade e esperança. Esta tarde foi muito impactante aos participantes e, a partir dela, revimos conceitos e a própria atuação de serviço aos pobres e de cuidados com avida, despertando em todos novos caminhos para melhorar os serviços.
Por fim, no domingo, pela manhã, foi aprofundado os acessosàs políticas sociais nas várias formas de seguridade social vigentes emnosso país. Dessa forma, o Encontro foi muito bem avaliado, com propostas decontinuidade, ressaltando somente a melhorar a participação de representaçõesdas nossas presenças, pois estavam representantes de metade das presençascapuchinhas do estado de São Paulo... um aspecto a melhorar com maiorparticipação em um Encontro de grande profundidade, com troca de experiências,valorização do que vem sido feito e revisão para novas propostas em vista daconstrução do Reino de justiça, de paz e do cuidado com toda a vida!
Seguem os materiaisdisponibilizados e fotos do Encontro:
https://drive.google.com/drive/folders/1TkHEXIY82YAsKD-kVbtA3cQd7rFx_ev6?usp=sharing