Encontro Vocacional 2024

Encontro Vocacional 2024

Nosso encontro fraterno para animação vocacional da Província dos Capuchinhos de São Paulo e Chile deu início ao primeiro encontro do ciclo, após a entrada dos Aspirantes.

Realizado tradicionalmente no Seminário São Fidélis, em Piracicaba, entre os dias 25 e 27 de outubro de 2024, o encontro contou com a presença de 20 vocacionados, dos 32 que são acompanhados, além dos Aspirantes, Postulantes, Pós-noviços e Frades.

Com a graça de Deus, tivemos a alegria de acolher jovens de várias regiões, inclusive algumas onde não temos fraternidades, o que mostra o alcance e a importância do trabalho de comunicação em nossas redes sociais e de nossa presença além das paróquias.

Auxiliados por São Pedro, todos chegaram em segurança na sexta-feira, animados para participar de nosso encontro fraterno, apesar das chuvas. Na manhã de sábado, após nosso momento de oração e café fraterno, tivemos a presença de Frei Denilson como palestrante, que conduziu a primeira reflexão e partilha com o tema “É isso que quero, é isso que busco, é isso que desejo”. Após o intervalo, Frei Rafael trouxe o tema “A espiritualidade dos Frades Menores Capuchinhos”, e, por fim, Frei Gerson, com a tarefa de manter todos atentos, encerrou as palestras da tarde com o tema “A missão instituída pelo Pai, efetuada pelo Filho”.

Na tarde de sábado, após as reflexões, os vocacionados tiveram tempo livre para café, esportes e entrevistas com os frades. À noite, ao término das atividades, reservamos um momento para higiene pessoal em preparação para a oração da noite e o jantar. Tivemos uma surpresa devido à falta de água no seminário, mas logo organizamos uma força-tarefa para resolver a situação. Frei Marcos Roberto, ao notar nossa dificuldade, prontamente disponibilizou um banheiro próximo ao campo de futebol. Deste modo, seguimos preservando o espírito fraterno, sereno e com fragrância de colaboração mútua.

Na manhã de domingo, o singelo badalar do sino convidou todos a despertar e compartilhar o café fraterno. Em seguida, reunidos com Frei Takaki, celebramos a Eucaristia com toda a comunidade. Após a missa, fomos ao anfiteatro para avaliar o nosso encontro. Aos poucos, o espírito de despedida chegou, e, guiados por Frei Cássio, seguimos até o campo de futebol para a foto oficial. Logo após, confraternizamos durante o almoço, agradecendo a Deus por tudo.

O encerramento deste e de outros encontros sempre foi marcado pela colaboração mútua. Agradeço, mais uma vez, a todos os irmãos que não pouparam seus esforços para tornar a realização dos Encontros Vocacionais possível. Muito obrigado a todos.

Autor:
Frei Arnaldo Begnami, OFMCap
No items found.
Comente