

Falece frei Reinaldo Bernardi
Frei Reinaldo Bernardi, membro da Província dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul, faleceu aos 97 anos, na noite deste domingo, 17 de novembro, na Casa de Saúde São Frei Pio, em Caxias do Sul. Ele faleceu de morte natural, após uma longa trajetória de 74 anos de vida religiosa capuchinha e 68 anos de sacerdócio.
O corpo de Frei Reinaldo está sendo velado na capela da Casa de Saúde São Frei Pio, em Caxias do Sul. A celebração de despedida será realizada nesta segunda-feira, 18 de novembro, às 15 horas, com uma missa na mesma capela. Após a celebração, o corpo será sepultado no Memorial dos Capuchinhos, localizado junto ao Convento e à Paróquia Imaculada Conceição, em Caxias do Sul.
Frei Reinaldo nasceu em 5 de novembro de 1927, na cidade de Sananduva, no Rio Grande do Sul, filho de Máximo Bernardi e Antônia Simionato. Iniciou sua formação religiosa em 1942, ao ingressar no Seminário de Veranópolis, onde completou seus estudos básicos até 1949, em Ipê. Em seguida, fez o noviciado em Flores da Cunha, onde professou os votos religiosos na Ordem dos Capuchinhos em 6 de janeiro de 1951.
Cursou Filosofia em Marau (1951-1953) e Teologia em Garibaldi e Porto Alegre (1954-1958). No decorrer dos estudos teológicos foi ordenado sacerdote em 30.12.1956, por Dom Cândido Maria Bampi, na matriz São João Batista de Sananduva. Fez vários cursos intensivos na área de parapsicologia, em São Paulo, nos anos 1970, bem como na área de aconselhamento familiar, além do CERNE, em 1991. No período de 60 anos, entre 1959 e 2019, teve extensa folha de serviços pastorais como vigário paroquial, pároco, capelão hospitalar e missionário popular, quando integrou uma das equipes durante oito anos, entre 1968 e 1976.
Como vigário paroquial e pároco atuou nas paróquias Imaculada Conceição, de Caxias do Sul, Nossa Senhora de Fátima, Vacaria, São José do Ouro, Fontoura Xavier, Tramandaí e Ipê. Em quatro diferentes períodos também atuou nas paróquias de Imaruí, Praia Grande, Maracajá e São João do Sul, no Sul catarinense. Como capelão hospitalar, em Porto Alegre, atendeu no Sanatório de Belém Velho - hoje Parque Belém (três anos) e no Sanatório Partenon (seis anos). No final de 2016 comemorou seu jubileu de 60 anos de ordenação sacerdotal. Desde 2020 foi uma presença alegre e fraterna na Casa São Frei Pio, em Caxias do Sul.
Rezemos pelo descanso eterno de nosso irmão Frei Reinaldo Bernardi, que deixa um belo testemunho de oração, dedicação e trabalho, vivido com fidelidade e simplicidade à maneira franciscano capuchinho. Que Deus o acolha em Sua paz e misericórdia, e que seu exemplo continue a inspirar todos nós a seguir o caminho do amor, da humildade e do serviço aos outros, como ele fez ao longo de sua vida. Que o Senhor o recompense por sua generosidade e fidelidade.