

Franciscanos Capuchinhos presentes no Encontro das Novas Gerações
Entre os dias 18 a 20 de outubro em Porto Alegre aconteceu o Pós-Congresso das Novas Gerações da Vida Religiosa Consagrada. O encontro reuniu religiosos e religiosas desde o primeiro ano de votos temporários ao décimo ano de votos perpétuos da Região Sul. O encontro teve como tema: Novas Gerações, a Esperança desponta já! e lema: A prática da esperança nas Novas Gerações! Os Franciscanos Capuchinhos estiveram representados pelos freis Edimar Azevedo (Pelotas); Joseph Samson Visene e Djolesky Georges (Santa Maria) e Hítalo Roan de Jesus Gomes (Canoas).
O objetivo deste encontro foi promover a união e celebração dos diferentes carismas religiosos em prol de uma Igreja sinodal. A sinodalidade é vista como uma fonte de esperança, seguindo a mensagem do Papa Francisco de que “os jovens são o presente da Igreja” (CV 64) as Novas Gerações é o presente da Igreja. A esperança é o fio condutor desses dias de encontro e reflexão, pois é por meio dela que os participantes vislumbram um futuro inspirador e permanecem no amor de Deus, nutrindo sua fé e compromisso com a missão da Igreja. Também, refletindo sobre a Vida Religiosa Consagrada de nosso país, impulsionadas (os) também pelo Horizonte Inspirador da CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil) para o triênio de 2022-2025, que aponta para a necessidade de “Ressignificar a Vida Religiosa Consagrada no discipulado de Jesus Cristo, em sinodalidade, missionariedade e contínua conversão”.
Durante o encontro aconteceram momentos de partilha, oração, formação, passeios e integração dos carismas. Para frei Edimar de Azevedo “foi um momento de aprofundar o tema da esperança nas novas gerações da vida religiosa consagrada através das vivências de religiosos e religiosas que estiveram presentes no congresso. O encontro foi muito dinâmico, e a vivência entre os religiosos e religiosas presentes foi enriquecedor. Poder perceber a alegria e força que inspira a cada um viver a consagração foi motivador para a vocação”.