Frei Joaquim Nepomuceno Filho é sepultado em Belo Horizonte

Frei Joaquim Nepomuceno Filho é sepultado em Belo Horizonte

Na última quinta feira, dia de Corpus Christi, após seis longos meses de luta contra um tumor no estômago, faleceu Frei Joaquim Nepomuceno Filho, aos 74 anos de idade, 24 Profissão Religiosa e 28 de ministério presbiteral.

Natural de Bom Jesus do Amparo, nasceu em 14 e novembro de 1948, Filho de Joaquim Secundino Nepomuceno e Zila Fernandes Maltês. Foi seminarista no antigo Seminário Seráfico Santo Antônio, em Ouro Fino. Após tempo de discernimento reingressou na Ordem em 1997 já sacerdote secular, ordenado em 19 de agosto de 1994. Fez o Noviciado em Patos de Minas entre 1997 e 1998 proferindo sua Profissão Religiosa em 06 de dezembro de 1998 e votos perpétuos em 06 de dezembro de 2001. Residiu nas diversas Fraternidades de nossa Província, sempre colaborando com a formação dos frades e com os serviços paroquiais. Também trabalhou na Secretaria Regional de Educação (SRE - Patos de Minas). Nos últimos anos, residiu na Fraternidade Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, em Belo Horizonte, onde também colaborava nos cuidados de sua irmã.

Nas últimas semanas passou por diversas internações para acompanhamento de sua saúde e tratamento de intercorrências da doença. Voltando para a Fraternidade, faleceu, ao meio dia do dia 08 de junho, dia de Corpus Christi, em seu quarto; após ouvir com devoção a oração da manhã de Corpus Christi, recitada pela Fraternidade em coro, a Santa Missa e tendo recebido a Sagrada Comunhão Eucarística. Faleceu na presença de alguns irmãos e do Guardião da Fraternidade, por complicações de seu quadro de saúde.

Em meio a amigos, familiares, paroquianos e frades vindos de algumas fraternidades da Província, seu corpo foi velado na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia que, após a missa, foi em cortejo até a capela do Cemitério da Saudade, onde foi sepultado. Rezemos por esse irmão que tanto se dedicou à Província, à Igreja e ao povo para que, tendo participando da morte de Cristo pelo Batismo, participe igualmente da sua ressurreição (cf. Oração Eucaristia III).

A todos os que se fizeram solidários nesse momento de despedida, nossos sinceros agradecimentos e orações.

Paz e Bem!

Autor:
Assessoria de Comunicação dos Capuchinhos de Minas Gerais
No items found.
Comente