Frei Rodrigo Antunes de Lima e Frei Wood Lubin serão ordenados diáconos
No dia 29 de novembro, os freis Rodrigo Antunes de Lima e Wood Lubin, religiosos da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, serão ordenados diáconos para o serviço de Deus e de seu povo. A Celebração Eucarística acontecerá às 19h na Paróquia Santo Antônio do Partenon em Porto Alegre e será presidida por Dom Juarez Albino Destro, bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre.
Ao serem ordenados diáconos, freis Rodrigo e Wood assumem essa missão de serviço com generosidade e fé, tornando-se instrumentos da graça de Deus, que os envia para servir no meio da comunidade. O lema por eles escolhido: "De graça recebestes, de graça deveis dar" (Mt 10,8), é um lembrete de que o serviço no diaconato não é apenas um trabalho, mas uma resposta ao amor gratuito de Deus, que nos chama a partilhar o que recebemos em Cristo com os outros.
O diaconato é o primeiro grau do Sacramento da Ordem e tem como principal missão o serviço à Igreja, especialmente nas áreas litúrgica, pastoral e social. Os diáconos assumem um compromisso de dedicação e cuidado com a comunidade, seguindo o exemplo de Cristo.
Para frei Rodrigo: “É com alegria que a gente convida para virem celebrar conosco. Após um tempo de amadurecimento da fé e da vocação a gente toma essa decisão de prestar um serviço à Igreja através do ministério ordenado. Ministério em que a gente realiza a missão para a Igreja através do povo de Deus. Nos alegremos com todos aqueles que puderem estar presente conosco. O diaconato é servir, estaremos à disposição da Igreja e de seu povo para servir o Senhor. O lema que escolhemos é porque compreendemos que a vocação é um chamado e uma resposta nossa, que recebemos de graça. A vocação como um dom, ao mesmo passo que nós iremos evangelizar levando esse dom e essa missão adiante, a vocação ao ministério ordenado como dom e compromisso”.
Frei Wood diz que: “Quem entra na vida religiosa e aspira para ser ordenado, quando chega o dia para receber o ministério do diaconato, é um dia muito significativo, é um dia que nos leva a olhar o passado com muita gratidão. A gente percebe que não estávamos sozinhos nesse processo de discernimento, nesse chamado de Deus. Percebe que a vocação é chamado de Deus para uma missão que não é nossa, mas do próprio Cristo. Por isso que este momento é muito importante para mim, não tem palavras para agradecer a Deus por tanto carinho e tanto amor que ele manifesta todo dia na minha vida, até hoje. Também agradecer aos meus colegas e formadores, a gente percebe o quanto um formador é importante nesta caminhada. É o rosto de Deus porque é por meio dele que a gente percebe a vontade de Deus. O formador é aquele que acompanha, que cuida e durante todo esse caminho que eu fiz, eu senti o quanto eu fui cuidado pelos formadores. Uma gratidão muito especial pela paciência, um formador deve ser paciente, senti muito isso no caminho, a gente percebe quantas falhas e limites a gente teve, e os formadores tiveram a paciência de me acompanhar para ser o que sou hoje. Também aos meus colegas que com eles aprendi tantas outras coisas, por isso é uma grande riqueza viver a vocação em comunidade, em fraternidade. É uma aprendizagem mútua e de grande valor que vai te acompanhar para a vida toda. Este momento que eu estou vivendo e me preparando, é com um sentimento de muita alegria, porque a gente sente quanto Deus nos dá a graça deste chamado para participar da sua missão. Alegria para servir o povo de Deus, além de ser um momento de alegria, é um grande compromisso porque a missão nem sempre é fácil, as dificuldades que nos esperam se a gente não lembra que é um compromisso pode haver desânimo, mas como a alegria do Senhor é a nossa força, é a minha força eu mantenho firme esta chama de serviço, de serviço as pessoas simples, que necessitam. Me sinto muito animado de receber este ministério, de continuar servindo o povo de Deus com muito amor, vigor, ser esta presença de Deus no meio do povo. Estou vivendo este momento com alegria e gratidão, porque Deus me chama, e eu vejo isso como graça e não como mérito e também como um compromisso com a Palavra de Deus para servir melhor o seu povo”.
Que inspirados pela sabedoria cristã, que recorda as palavras de Jesus sobre o servir, desde já desejamos que nossos irmãos, com amor e coragem abracem este caminho com perseverança e que suas vidas sejam doação, entrega e presença constante entre os que necessitam. Continuemos rezando pelas vocações.
A Paróquia Santo Antônio está localizada na Rua Luiz de Camões nº 35 em Porto Alegre. Quem desejar acompanhar, a cerimônia será transmitida pelas redes sociais da Província dos Capuchinhos: Franciscanos Capuchinhos do Rio Grande do Sul.
Oração pelas vocações
Jesus, mestre divino que chamastes os apóstolos para vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas. E continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas, dai forças para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade. Amém!