.jpeg)

Igreja São Francisco de Assis em Imperatriz celebra sua solene dedicação
No dia 8 de setembro de 2024, a comunidade paroquial de São Francisco de Assis em Imperatriz, pode celebrar com alegria e devoção a dedicação do seu templo. Embora construído inicialmente nos anos 60-70, esta igreja veio sendo enriquecida de constantes reformas e melhorias no seu espaço litúrgico, comulando com a solene dedicação do templo na Santa Missa presidida pelo Bispo diocesano de Imperatriz Dom Vilson Basso, SCJ. O Ministro provincial frei José Nilton, não podendo fazer-se presente, enviou uma mensagem que publicamos na íntegra:
"Embora distante fisicamente por estar participando do nosso Capítulo Geral em Roma, quero entrar em comunhão com todos vocês por meio desta mensagem neste dia em que a Paróquia de São Francisco de Assis está em festa pela dedicação da sua igreja matriz. Esta celebração tem todo um contexto especial, porque celebramos neste ano os 800 anos da impressão dos estigmas em São Francisco de Assis, e os 25 anos da nossa Província, presente nos estados do Maranhão, Pará e Amapá. Não há ocasião mais feliz e propícia para celebrar estas datas com a consagração do tempo da Igreja Matriz. Esta Igreja dedicada a Deus é imagem do próprio Cristo: ele, no seu corpo ressuscitado, é o verdadeiro templo. É do corpo ressuscitado do Senhor, que brota a água da vida, a água, que é símbolo do Espírito Santo. É a esta realidade tão bela e misteriosa que acena o profeta Ezequiel: “A água corria do lado direito do Templo… Haverá vida onde o rio chegar. Nas margens do rio crescerá toda espécie de árvores frutíferas… que servirão de alimento e suas folhas serão remédio”. A imagem é bela, rica, intensa: a água que brota do lado direito do Cristo transpassado é o Espírito Santo, dado pelo Senhor à Igreja e à humanidade, para que nele tenhamos a cura dos nossos pecados e a vida em abundância!
Por tudo isso, veneramos e respeitamos nossos templos: eles são imagem do próprio corpo ressuscitado de Cristo, fonte do Espírito e lugar de encontro com o Pai. Por isso, toda igreja mais importante – as paroquiais e, sobretudo, as catedrais -, são dedicadas a Deus, como Cristo, que foi todo consagrado ao Pai. A Igreja é, primeiramente, a Comunidade: “Vós sois a construção de Deus. Acaso não sabeis que sois santuário de deus e que o Espírito de Deus mora em vós? O santuário de Deus é santo, e vós sois esse santuário!”
Nossos templos são chamados de “igreja” porque são casas da Igreja, espaço sagrado no qual a Igreja-Comunidade se reúne num só Espírito Santo para, unida ao Filho Jesus, elevar o louvor de glória ao Pai, sobretudo na Eucaristia. Assim, celebrar a dedicação de uma igreja-templo é recordar que nós somos Igreja-Comunidade, Corpo de Cristo, templo verdadeiro de Deus, pleno do Espírito Santo. Na Igreja, somos participantes! Tornamo-nos Igreja pelo Batismo, que nos fez membros do Corpo de Cristo e, em cada Eucaristia, vamos nos tornando sempre mais corpo de Cristo, até sermos plenamente configurados com ele na glória.
Expresso vivamente que, a partir deste altar, que agora vai ser ungido com óleo santo e sobre o qual se consumará o sacrifício de amor de Cristo, brote um rio constante de graça e caridade sobre esta Igreja de São Francisco, bem como sobre esta cidade. Que estas águas fecundas encham de fé e vitalidade apostólica esta Igreja paroquial, os seus pastores e fiéis.
Finalmente, desejo confiar à amorosa salvaguarda de Nossa Senhora do Carmo, todos vocês que estão aqui, e todos aqueles que, com palavras e obras, silêncio e oração, tornaram possível este acontecimento. Que Maria apresente também ao seu Filho as alegrias e as dores de todos aqueles que no futuro vierem a este lugar sagrado para que, como reza a Igreja ao dedicar os templos, “os pobres possam encontrar misericórdia, os oprimidos alcançar a liberdade verdadeira e todos os homens se revistam da dignidade de filhos de Deus”.
Cordiais saudações a todos!
Frei José Nilton Leandro da Costa, OFM Cap.
Ministro Provincial"
Ao frei Deusivan e aos frades da Fraternidade de São Francisco, bem como a todos os fiéis da Paróquia de São Francisco de Assis, parabenizamos pela dedicação da Igreja matriz e desejamos que esta data permaneça nos corações de todos os membros desta igreja viva e atuante na cidade de Imperatriz. Paz e Bem!