Jovem mineiro ingressa no Noviciado Capuchinho em Teresópolis-RJ

Jovem mineiro ingressa no Noviciado Capuchinho em Teresópolis-RJ

Chamado por Deus a uma vida de penitência, Frei Francisco de Assis, guiado pelo Espirito Santo, tornou sua vida coerente à Cristo. Guiado por Jesus, o Poverello de Assis mostrou ao mundo um grande tesouro que é a Fraternidade. Na busca em assemelhar-se a Cristo, Francisco de Assis percorria neste mundo ajudando os que estavam à margem pregando um ensinamento de Paz e Bem. Para os irmãos e irmãs que viriam após, Francisco de Assis adverte:

Por isso os servos de Deus devem insistir sempre na oração ou em alguma obra boa. (RNB 7,12).

Com os olhos fixos nesse ensinamento, várias pessoas quiseram seguir os passos de Jesus ao exemplo de Francisco de Assis. Muitos jovens ainda hoje nos procuram desejosos de viver segundo a forma do Santo Evangelho na Ordem Franciscana. Ao ingressarem em nossa ordem, esses jovens passam por diferentes etapas formativas. Uma dessas etapas formativas é o noviciado.

O Noviciado é uma etapa onde acontece uma iniciação mais intensa e uma experiência mais profunda da vida evangélica franciscano-capuchinha em suas exigências fundamentais, e supõe uma opção livre e madura pela vida religiosa. Nesta etapa o jovem passa a ser chamado pelo título de "Frei" - Irmão- recordando que ele é convidado a ser irmão de todas as pessoas e criaturas, a exemplo de São Francisco de Assis. O jovem também recebe a vestimenta oficial da Ordem, o Hábito Capuchinho.

Admissão ao Noviciado. Teresópolis-RJ, 2021.

Foi com alegria que no dia 14 de fevereiro a Fraternidade Interprovincial do Noviciado recebeu mais um irmão, o Frei Adriano Cézar de Oliveira da Província de Minas Gerais. Rezemos a Deus para que continue despertando mais vocações:

Senhor, Tu me criaste! Deste-me o Teu rosto e também o Teu coração. Colocaste-me no mundo para que eu possa ser, para as criaturas, expressão do Teu amor. Neste momento, coloco-me diante de Ti, pois, quero ser instrumento em tuas mãos. Quero transmitir a Paz, onde a guerra insiste em se fazer presente. Quero semear o Bem, onde o ódio ainda determina a ação das pessoas. Ilumina-me, Senhor, para que eu possa acolher o caminho que Tu apontas para mim e realizar em minha vida a tua vontade. Que eu possa seguir Jesus, Teu filho, ao modo de Francisco de Assis. Anima e sustenta todo aquele que, por teu chamado, se faz capuchinho. Amém.

Autor:
Assessoria de Comunicação dos Capuchinhos de Minas Gerais
No items found.
Comente