Jovens realizam ingresso no Ano Canônico do Noviciado e realizam Primeira Profissão Religiosa em Joinville/SC

Jovens realizam ingresso no Ano Canônico do Noviciado e realizam Primeira Profissão Religiosa em Joinville/SC

No dia 06 de janeiro, na Fraternidade São Francisco de Assis em Joinville (SC), Casa do Noviciado interprovincial, aconteceram dois momentos vocacionais para os jovens Capuchinhos. Às 7h30min aconteceu o ingresso de três jovens ao Noviciado: Bruno Psidonik, Eduardo Luza e João Schneider e outros colegas de outras circunscrições A partir de agora, freis Bruno, Eduardo e João junto com os demais colegas farão uma formação mais intensa da vida franciscano-capuchinha. Este é o tempo em que se proporciona aos vocacionados uma iniciação mais intensa com possibilidade de uma experiência mais profunda da vida evangélica franciscano-capuchinha em suas exigências fundamentais de seguimento de Jesus Cristo pobre, humilde e crucificado numa vida de fraternidade vivida na minoridade, como irmãos, a serviço uns dos outros e dos mais necessitados. Este período já exige do vocacionado uma opção livre e madura pela vida religiosa consagrada. É um período de formação mais intensa e tem o objetivo de fazer que os noviços conheçam e experimentem a forma de vida de São Francisco, impregnam mais profundamente a mente e o coração de seu espírito e, avaliando melhor o chamado do Senhor, comprovem seus propósitos e sua idoneidade. Ou seja, é um tempo intenso de conhecimento da vida franciscana, de vivência em fraternidade, de estudo, oração e trabalho.

Dando sequência às 10h freis Julierson da Costa Pires e Vinícius dos Reis Freitas junto com outros colegas professaram os votos temporários na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. A primeira profissão religiosa marca o fim dessa etapa e o frade renova a profissão até a Consagração Perpétua, onde faz a opção definitiva pela vida capuchinha. Os freis integram a Custódia Brasil Oeste (MT/RO) e estavam junto a outros frades de várias circunscrições e agora retornam a Custódia para darem andamento ao processo formativo do Pós-noviciado.

Representando a Província dos Franciscanos Capuchinhos do Rio Grande do Sul, estiveram presente o Ministro Provincial, frei Álvaro Morés e também os Conselheiros provinciais freis Evaldo Valdir de Freitas e Daison Fermino de Sá, o Animador vocacional frei Rodrigo Antunes de Lima, bem como os Pós-noviços capuchinhos e demais frades. Também presentes os provinciais e custódios das diversas circunscrições que compõem o Noviciado Interprovincial.

Após a celebração aconteceu um momento fraterno de confraternização. Continuemos rezando pelas vocações.

 

Autor:
Assessoria de Mídias do RS
No items found.
Comente