Jubileu de Esmeralda - 40 anos da Província dos Capuchinhos do Nordeste
Moisés passou 40 dias e 40 noites no Monte para receber as tábuas da Lei; O povo peregrinou no deserto 40 anos em busca de libertação; Elias caminhou 40 dias e 40 noites até chegar no Horeb; Jesus passou 40 dias e 40 noites no deserto jejuando e, a partir daí, iniciou seu ministério. Quarenta(40) é o tempo necessário de preparação para uma nova missão, para um novo tempo.
Celebramos os 40 anos em que os próprios frades brasileiros assumiam a missão no Nordeste. Isso após 341 anos de ação missionária heroica dos Capuchinhos franceses e italianos em nossa terra.
A história dos Capuchinhos se confunde com a história do Nordeste e do Brasil. Provavelmente, na sua (arqui)diocese passou algum frade capuchinho evangelizando, construindo igrejas, cemitérios, açudes, escolas, orfanatos...
Agora, após percorrer uma estrada de 40 anos, pedimos ao Senhor que continue a nos dar a criatividade e a ousadia próprias do Espírito Santo para podermos levar o Evangelho de Nosso Senhor, de modo que alcance a todos, especialmente os que mais sofrem neste mundo. Um novo horizonte se abre a nós! Estamos a caminho, como peregrinos e forasteiros neste mundo, de pés no chão e olhar voltados ao céu.