Missão Franciscana

Missão Franciscana

No mês dedicado as missões os pós noviços da etapa da Filosofia que residem em Cuiabá realizam missão em colaboração com os Frades Menores  Missionários-FMM

Aconteceu no sábado, 16, na Comunidade Nossa Senhora da Conceição, que faz parte da Paróquia Nossa Senhora do Pantanal, localiza-se no distrito de Passagem da Conceição em Várzea Grande-MT a aproximadamente 7,5 km de Cuiabá. A Igreja Nossa Senhora da Conceição já tem 111 anos desde sua construção em 1910 e recentemente foi reformada.  

A Paróquia é atendida pelos Frades Menores Missionários. Frei Dimas Solda, FMM atua como Pároco, Frei Luiz Eduardo, FMM e  o Diácono Frei Carlos Messias, FMM auxiliam nos trabalhos pastorais.

A missão teve inicio as 8h da manhã com o café preparado pelos missionários leigos que acompanharam os freis na missão. Em seguida teve um momento de oração e envio dos missionários, que foi conduzido pelo Frei Dimas, utilizando-se o Evangelho de Lucas 10, 1-9 que narra Jesus que envia os discípulos aos lugares onde ele mesmo devia ir. Frei Luiz conduziu a divisão das equipes de missão e orientou como seria realizado as vistas.

A missão realizada pelos FMM em cooperação com os freis Capuchinhos também foi acompanhada de Leigos e leigas que iam guiando os freis nas ruas do distrito, auxiliando na leitura do roteiro da missão nas casas, entre outros.  Os Frades Menores, Frei Wagner José, OFM e Frei André Santos, OFM também marcaram presença.

Durante todo o dia, os freis estiveram visitando visitando as famílias. A noite a missão encerrou-se com a Santa Missa as 19h30 celebrada pelo Frei Dimas, ali mesmo na capela da Comunidade agora com presença de algumas das pessoas que foram visitadas.

Curiosidade: O Distrito Passagem da Conceição tem esse nome não em Referência a Igreja Nossa Senhora da Conceição ou a Nossa Senhora. Próximo a Igreja encontra-se uma placa que conta a história, cujo texto segue abaixo:

"Em 1813 o lavrador Manoel Antônio da Conceição, a quem chamavam simplesmente 'Conceição', ali se fixou, lavrando a terra e concedendo travessia para o outro lado do rio. O nome do local deu-se ao costume de 'pedir passagem ao Conceição' ou ir pelo porto da passagem do Conceição. Em 1910, ergueu-se a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, cuja imagem foi doada pelo coronel Joaquim Cursino, um dos cuiabanos amigos de Passagem [conceição]. A vila da passagem pertenceu a Cuiabá até 1953 quando foi anexada ao município de Várzea Grande."
Autor:
Frei Rubenil de Castro Oliveira, OFMCap
No items found.
Comente