Missões Capuchinhas na Paróquia Maria Auxiliadora, em Jaguaquara (BA)
“Maria, mulher de fé, foi plenamente evangelizada, é a mais perfeita discípula e evangelizadora (cf. Jo 2, 1-12). Ela é o modelo de todos os discípulos e evangelizadores por seu testemunho de oração, de escuta da Palavra de Deus e de pronta e fiel disponibilidade ao serviço do Reino até a cruz”. (Documento de Santo Domingo. São Paulo: Loyola, 1992)
Celebrando o mês Mariano, fazemos memória da Semana Missionária realizada entre os dias 05 e 12 de março de 2023, na Paróquia Maria Auxiliadora - Jaguaquara/BA, Diocese de Jequié, assistida pastoralmente pelos Frades Capuchinhos da Província Nossa Senhora da Piedade – Bahia e Sergipe.
De agosto de 2022 à fevereiro de 2023, aconteceu a pré-missão, com a participação de leigos e leigas, membros das pastorais e movimentos que compõem a Paróquia. Durante a pré-missão foi oferecida espiritualidade missionária. Neste período, ainda, foi realizada visitas às famílias da comunidade pelos missionários da cidade. No último encontro de pré-missão, os missionários partilharam as experiências vivenciadas na pré-missão.
Dando continuidade ao itinerário rumo à Semana Missionária, foi realizado com as famílias 14 encontros com roteiros celebrativos e um tríduo na capela da comunidade.
No segundo domingo do tempo quaresmal, na missa dominical das 19h, os missionários foram enviados e desafiados pelo Evangelho da liturgia celebrada a descer o monte para a planície, afim de que, encontrando as pessoas, partilhem o evangelho e por onde forem alimentem a esperança em Jesus e seu Reino de justiça e verdade que está presente.
Na segunda-feira, os missionários locais e os que vieram de foram deram continuidade ao anúncio da Boa Notícia de Jesus nos 24 setores que compõem a paróquia, sendo 12 na zona rural e 12 na zona urbana. Com a equipe responsável pela Secretaria das Missões, formada por Frei Gilson de Jesus Marinho – Ministro Provincial, Frei Gilvan de Aquino – coordenador e os irmãos Frei Idário e Frei Rutivalter; colaboraram também o Frei Pietro, Frei Eliomar, Frei Alan, Frei Adezi, Frei Lougan e Frei Artur, além dos membros da fraternidade local, os confrades: Frei Carlos André, Frei Geraldo, Frei Giovanni Messias e Frei Manoel, além das irmãs Cintia e Geizi da Ordem de Santa Úrsula e irmã Zilma, Missionária do Santíssimo Sacramento e Maria Imaculada, irmã Cleonice – Oblata de Jesus e Maria.
O “Ide é nossa missão” foi o tema norteador escolhido pela paróquia que estava celebrando com as Santas Missões seu primeiro centenário de elevação canônica. Muito importante foi a receptividade do Frei Carlos André, OFMCap, pastor daquela parcela do povo de Deus, que acolheu, incentivou a proposta das Santas Missões Populares.
Por fim, é salutar recordar o que dizem as Constituições da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos no Art. 1, 181.3 – “Confiemos essa grande obra à intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe do Bom Pastor, que gerou Cristo, Luz e Salvação de todo os povos, e que, na manhã de Pentecostes sob ação do Espírito Santo, presidiu em oração o início da evangelização."