Pós-Noviciado Capuchinho realiza encontro de verão

Pós-Noviciado Capuchinho realiza encontro de verão

Entre os dias 31 de dezembro de 2025 e 5 de janeiro de 2026, os pós-noviços participaram do Encontro de Verão, realizado na Casa Rosa do Mar, em Santa Catarina. O encontro teve como objetivo reunir os frades para momentos de estudo, espiritualidade, partilha de vida e convivência fraterna, fortalecendo a vida comunitária e a missão que cada um desenvolve.

O encontro contou com a presença dos freis pós-noviços, do Ministro Provincial dos Franciscanos Capuchinhos do Rio Grande do Sul, frei Álvaro Morés, dos formadores, dos conselheiros provinciais freis Evaldo Valdir de Freitas e Daison Fermino de Sá, e do animador vocacional frei Rodrigo Antunes de Lima. Estiveram presentes freis de diversas casas formativas, como as de Filosofia de Santa Maria e Pelotas, da casa de Teologia de Canoas, além das fraternidades de Vacaria, Soledade e Veranópolis.

A programação contou com momentos diários de oração mental e Laudes, favorecendo o recolhimento, a escuta e a comunhão entre as diferentes fraternidades. No dia 2 de janeiro, os frades participaram de uma assessoria formativa conduzida por frei Matheus Fernandes da Silva, que contribuiu para o aprofundamento das questões de JPIC (Justiça, Paz e Integridade da Criação) e da esperança. Foi um momento de retomada da caminhada vocacional e de reflexão sobre como viver a JPIC como um estilo de vida e missão.

Já no dia 3 de janeiro, o encontro foi marcado pela partilha das casas formativas e pela apresentação dos trabalhos de conclusão de curso de Filosofia. O trabalho de frei Edimar Azevedo teve como tema Byung-Chul Han e a sociedade do cansaço: do individualismo da positividade à urgência da negatividade nas relações. Já o trabalho de frei Mateus Dalpizzol abordou o tema A humanidade e a sub-humanidade: reflexões filosóficas em Ailton Krenak. Logo após, aconteceu a partilha sobre o JUNINTER, as Novas Gerações e a prestação de contas, reforçando a corresponsabilidade e o compromisso com a caminhada formativa.

A convivência fraterna também foi valorizada com um passeio à cidade de Torres e uma noite de confraternização, momentos que expressaram a alegria de viver a vocação em fraternidade. No domingo, 4 de janeiro, aconteceu a eleição da nova coordenação dos pós-noviços, ficando assim constituída: frei Miguel Acadrolli como coordenador; frei Matheus Fernandes da Silva como secretário; frei Edimar Azevedo como ecônomo; e frei Damas Polinis como representante do Juninter/Junifran.

O encontro foi concluído com a Celebração Eucarística, presidida por frei Álvaro Morés, vivida como ação de graças, reafirmando que a vocação nasce, amadurece e se fortalece na oração, na fraternidade e no serviço ao Reino de Deus.

 

 

 

 

Autor:
Assessoria de Mídias do RS
No items found.
Comente