Pós-noviços renovam a Profissão Religiosa
Nos dias 7 e 8 de dezembro de 2023, os frades que estão na etapa de formação do Pós-noviciado renovaram por mais uma ano a Profissão Religiosa dos Conselhos Evangélicos de Obediência, Não Propriedade e Castidade. Esta celebração acontece a cada ano, até que o frade realize a sua Profissão Perpétua, consagrando-se definitivamente a Deus.
"A natureza e o fim dos três conselhos evangélicos, que prometemos com voto na profissão, é unir-nos a Cristo com o coração tornado livre pela graça, numa vida obediente, sem nada de próprio e casta por causa do Reino dos céus, seguindo o exemplo de São Francisco." (Constituições 22, 1)
A primeira celebração com a renovação dos votos aconteceu no Santuário da Divina Misericórdia, em Cocalzinho (GO), no dia 7 de dezembro e foi presidida pelo Ministro Provincial, frei Moacir Casagrande, OFMCap, e concelebrada pelo Vigário Provincial, frei Jairo Silva de Lima, OFMCap. Também participou da celebração o formador do Pós-noviciado, frei Edmilson de Jesus, OFMCap.
Na ocasião, depois de alguns dias de uma experiência de retiro, cinco frades fizeram a renovação dos votos, prometendo continuar a vivência dos Conselhos Evangélicos. Os freis Carlos André, Deivison da Silva, Francisco Meneses, Kelvin Camilo e Lucas Ferreira, tiveram a renovação acolhida pela Igreja, por meio da autoridade concedida ao Ministro Provincial.
Frades no Tirocínio
Também os freis Francisco Lima e Rafael Batista, que estão fora da Província, por ocasião do período de Tirocínio renovaram seus votos, neste caso, a celebração aconteceu no dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora. Frei Francisco participou da celebração presidida por frei Mario Ivon, OFMCap, Custódio de Amazonas e Roraima, e, em suas mão proferiu mais uma vez a fórmula de profissão religiosa. A celebração aconteceu em Manaus, logo pela manhã.
No mesmo dia, pela noite, frei Rafael renovou seus votos nas mãos de frei Israel Maldonado, OFMCap, Custódio do Norte do México. Esta celebração aconteceu em Ciudad Juárez, estado de Nuevo Léon, México e foi acompanhada por diversos frades, Franciscanos Seculares e membros da comunidade. Na mesma ocasião, frei Burno Maria, da Custódia de Amazonas e Roraima, que também está no México, renovou de igual maneira sua profissão religiosa.