Qual a minha resposta? Encontro vocacional da Província Nossa Senhora dos Anjos
Para São Francisco de Assis, o irmão é um dom de Deus. É nesse mesmo sentimento de gratidão que acolhemos os jovens que desejam conhecer nossa vida capuchinha e discernir, com a luz do Espírito Santo, sua vocação.
Nos dias 22 e 23 de junho de 2024, em Teresópolis - RJ, aconteceu o Encontro Vocacional dos Frades Capuchinhos da Província Nossa Senhora dos Anjos, abrangendo Rio de Janeiro, Espírito Santo e Leste de Minas Gerais. Sob o tema instigante "Qual a minha resposta?", jovens como Jeferson, Sairy, Ricardo, Luciano, Heliomar, Erick e Matheus estão reunidos para explorar profundamente suas vocações e discernir o caminho que Deus lhes reserva.
Este encontro não apenas proporciona um espaço para reflexão pessoal, mas também fortalece o sentido de fraternidade e minoridade tão almejado por São Francisco de Assis. É um momento de escuta atenta à voz divina, de compartilhar experiências e de deixar-se guiar pela espiritualidade franciscana, marcada pela simplicidade, serviço e amor ao próximo.
O encontro iniciou-se às 18h com a reza do terço luminoso, conduzida pelo Frei Almir, seguida pela adoração ao Santíssimo Sacramento, com uma liturgia própria vocacional presidida pelos Frei Renato, Frei Flávio e Frei Nei. Para concluir o primeiro dia do encontro, não poderia faltar um filme sobre São Francisco, acompanhado de uma deliciosa pipoca preparada pelo Frei Gustavo.
No segundo dia, as atividades começaram às 7h da manhã com a oração mental, prática valorizada pelo nosso pai seráfico São Francisco. Às 9h, houve o primeiro colóquio com o Frei Renato, cujo tema foi "Qual a minha resposta?". Os jovens mostraram-se animados com a reflexão.
Às 10h30, os jovens vocacionados Jeferson, Sairy, Ricardo, Luciano, Heliomar, Erick e Matheus participaram da Santa Missa e foram apresentados e acolhidos pela assembleia presente. Em seguida, desfrutaram de um delicioso almoço preparado pelo Frei Aender.
Às 13h30, os jovens participaram do segundo colóquio conduzido pelo Frei Almir, com o tema: " A centralidade de Cristo na vida de São Francisco". Após esse colóquio, os jovens fizeram uma avaliação e compartilharam suas experiências sobre o encontro vocacional, destacando especialmente a convivência fraterna e a profundidade da vida de oração dos frades Capuchinhos.
Todos saíram do encontro esperançosos e animados, aguardando o próximo encontro vocacional que ocorrerá em agosto em cada região da Província Nossa Senhora dos Anjos.
Rezemos por esses jovens e por todos os outros que não puderam estar presentes. Pedimos a Deus que envie santas vocações para sua Igreja.
São Francisco e Santa Clara, rogai por nós!
Paz e bem!