Santas Franciscanas
A nossa história franciscana, desde o início, é marcada pela presença na Ordem de frades e irmãs. Quase contemporaneamente à comunidade em torno a São Francisco, formou-se a comunidade das irmãs em torno a Santa Clara. Justamente por isso, hoje podemos aproveitar não apenas dos escritos do nosso santo fundador, mas também da riqueza espiritual de Clara e de suas seguidoras. No curso dos séculos, Nosso Senhor nos presenteou com tantas santas franciscanas que, pertencendo ou à segunda ou à terceira ordens, marcaram espiritualmente a história da nossa espiritualidade, seja com suas vidas, seja com seus escritos.
Entre elas, queremos mencionar Santa Verônica Giuliani, Santa Ângela de Folinho e Santa Margarida de Cortona. O motivo pelo qual queremos fazê-lo é o de convidar a uma peregrinação virtual, visitando os lugares que ainda hoje guardam os corpos das santas franciscanas. Este convite, além de dar a possibilidade de visitá-los, sobretudo aos distantes da terra italiana, tem também o objetivo de convidar a ler os escritos das santas. O Diário de Santa Verônica Giuliani, capuchinha estigmatizada, o Livro da vida de Santa Ângela, mística e terciária franciscana, e a Vida de Santa Margarida de Cortona, também terciária, permanecem até hoje um exemplo, e podem também ser de inspiração para aqueles que tomam em mãos tais livros.
Convidamos agora a dar um salto à Itália central para ver as galerias de fotos dos lugares mencionados e o vídeo de Città di Castello.
Santa Verônica Giuliani =Clique aqui
Santa Ângela de Foligno = Clique aqui
Santa Margarida de Cortona = Clique aqui