Segundo Noviciado PR/SC
Entre os dias 26 de dezembro de 2023 a 25 de janeiro de 2024, realizei a experiência do Segundo Noviciado em nossa Província São Lourenço de Brindes, nos Conventos Santo Antônio de Pádua (Pós-Noviciado) e São Francisco de Assis (Noviciado).
Foi uma experiência verdadeiramente enriquecedora, repleta das graças e bençãos do Altíssimo e Bom Senhor. Durante esses 30 dias, pude reviver intensamente o tempo de noviciado, imerso em estudos, trabalhos, partilhas, reflexões, orações e convívio fraterno. Os estudos diários proporcionaram a oportunidade de refletir e rezar sobre cada pilar e fundamento da vida franciscano-capuchinha, proporcionando uma compreensão mais profunda e significativa da minha vocação. A dinâmica diária estabelecida, desde a Santa Missa até os momentos de meditação, estudos pessoais, partilhas, convívio fraterno, atividades recreativas e trabalhos manuais, foi plenamente satisfatória, não deixando margem para a percepção da necessidade de mudanças ou melhorias.
O IVº CPO (Conselho Plenário da Ordem) realizado em Roma em 1981 sobre A formação para a nossa vida afirma que "é desejável que se faça antes da profissão solene uma preparação intensa, também chamada de segundo noviciado" (IV 69). Este período de encontro profundo com Deus, com os irmãos e comigo mesmo permitiu a consolidação do que desejo para toda a minha vida: continuar sendo um frei franciscano-capuchinho. Expresso minha profunda gratidão a Deus pelo dom da vida e pela oportunidade singular de vivenciar este momento de intimidade e encontro com Ele.
Quero estender meus agradecimentos à Província por fornecer toda a estrutura necessária para a realização do Segundo Noviciado. Não posso deixar de expressar minha gratidão especial ao Frei Idacir Henrique da Silva, cujo acompanhamento e orientação foram fundamentais para a minha caminhada durante este período. Agradeço também ao Frei Antoninho Martins Ferreira e ao Frei Márcio José Tessaro (Secretário da Formação Inicial) por terem me acompanhado por alguns dias, bem como às Fraternidades que me acolheram e possibilitaram a minha vivência do Segundo Noviciado.
Desejo, fervorosamente, que o Espírito Santo continue a iluminar-me para que eu permaneça fiel ao chamado que recebi de Deus.