"Uma história de amor e fé": Capuchinhos e sociedade de Açailândia celebram 30 anos do abrigo "Lar Frei Narciso Baisini"

"Uma história de amor e fé": Capuchinhos e sociedade de Açailândia celebram 30 anos do abrigo "Lar Frei Narciso Baisini"

“Quando a velhice do físico é barrada pela juventude do coração e do espírito, eis o que podemos doar de bonito: sentir Deus e torná-lo presente na poesia e no amor” (Frei Narciso Baisini) 

No ultimo dia 27 de agosto, o abrigo de idosos "lar frei Narciso Baisini" viveu uma importante pagina de sua história: a comemoração de 30 anos de existência desta importante instituição de caridade na cidade de Açailândia. Com a coordenação de Frei João Carlos Messias, guardião da fraternidade dos capuchinhos de Açailândia e diretor responsável do Abrigo, juntamente com uma grandiosa equipe de leigos e voluntários, a festa de aniversário do abrigo começou por volta das 8h, com a Santa Missa, presidida pelo fr. José Nilton, ministro provincial dos capuchinhos do Maranhão, e concelebrada pelos confrades sacerdotes da fraternidade de Açailândia e de outros lugares. Após a Missa, a programação da festa se estendeu por todo o dia, até o final da tarde, com música ao vivo, praça de alimentação, serviços de corte de cabelo, manicure, bazar, apresentações culturais e muitas outras atrações. Destaque especial merece a inauguração do memorial “Museu frei Narciso”, organizado na casa onde frei Narciso viveu os últimos anos de sua vida, com a adaptação da sala onde ele recebia seus visitantes, seu oficio de trabalho e cela. O museu pretende resgatara história da presença de frei Narciso na sociedade de Açailândia, bem como o trabalho religioso desenvolvido pelos capuchinhos nesta cidade, com um acervo de objetos variados, como roupas, paramentos, livros, dispositivos eletrônicos, quadros, homenagens, etc.

Originalmente chamado de “Lar Frei Daniel”, em homenagem ao Venerável fr. Daniel de Samarate, esta importante instituição de caridade foi inaugurada no dia 30 de agosto de 1993, por Frei Narciso Baisini, Religioso Franciscano Capuchinho, nascido em 11 de novembro de 1937 em Borno na Itália. Frei Narciso desembarcou no Brasil em São Luís do Maranhão, em 22 de outubro de 1965para iniciar a longa e vitoriosa jornada em terras brasileiras. Em 1 de fevereiro de 1986 substitui Frei Cézar Gavazzi e assumiu a Paróquia de São Francisco de Assis em Açailândia como pároco, de onde inicia a sua jornada construtiva, culminando com a construção do Santuário Rainha da Paz, que pela beleza arquitetônica é considerada a sua principal obra, definida por ele como “a Obra de Amor e Fé”. O Santuário Rainha da Paz é edificado na área ao lado do Lar Frei Daniel, hoje, Abrigo dos Idosos Frei Narciso Baisini (nova nomenclatura em homenagem a seu fundador), local onde Frei Narciso residiu e cuidou até o seu falecimento em 27 de junho de 2020. Está sepultado no interior do Santuário por ele construído.

MISSÃO

O Abrigo dos Idosos Frei Narciso Baisini tem como missão acolher idosos abandonados a partir de 60 anos, visando proporcionar-lhes uma vida serena e tranquila, ajudando-os e oferecendo ajuda moral, espiritual e assistencial à terceira idade, suprindo as suas necessidades em ambiente adequado e humanizado com dignidade e respeito.

VISÃO

Estabelecer interlocução com a Constituição Federal, com o Estatuto do Idoso e Estatuto próprio. Manter a visibilidade através das mídias, intensificar as parceiras por meio de articulações em âmbito Público e Privado e se tornar referência no acolhimento filantrópico a pessoa idosa sem recursos e abandonados de ambos os sexos a partir de 60 anos no Município de Açailândia-Maranhão.

VALORES

Inclusão Social: Atendimento Humanizado; Colaboradores e Voluntários orientados a ter Respeito Ético no atendimento aos idosos residentes no abrigo, bem como, transparência na Gestão da Instituição.

IDOSOS ABRIGADOS/ COLABORADORES/ AMBIÊNCIA/ DIRETORIA

O Abrigo dos Idosos Frei Narciso Baisini é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, que abriga hoje 23 (vinte e três) idosos. 15 homens e 8 mulheres. São pessoas que não tiveram a sorte de ter filhos ou família que os amparassem e propiciassem-lhes uma vida digna quando eles mais necessitam, na sua velhice.

A eles são ofertados:

-06 Refeições saudáveis diariamente;-Vestuário pessoal de cama lavados diariamente; Moradia com qualidade, higiene e conforto nos padrões da ANVISA; Segurança; Assistência médica social e espiritual. 18 Funcionários se revezam, 2 no setor administrativo, 04-ASGS,Cozinheiras, Caseiro. Enfermeiros e Cuidadores  e  8 técnicos em Enfermagem. O abrigo tem ainda a ajuda de 12 Médicos Voluntários, um Fisioterapeuta. (Prestador de Serviços).

O espaço conta com 18 Quartos, 2 Banheiros para os idosos; 2 Banheiros para colaboradores, 2 Salas para Fisioterapia, Sala de Reunião, 2 Salas de Estar, Capela, Refeitório que comporta até 40 Idosos, Lavanderia c/ 03 Cômodos, Farmácia, Consultório Médico.

Atualmente, a diretoria é composta por:

Frei João Carlos Messias da Silva (diretor), Sebastiana da Silva Fonseca;
Presidente: Eli Teresinha Caldeira;
Vice Presidente: Sebastiana da Silva Fonseca;
Secretário: Gesialdo Maciel da Silva;
Vice secretária: Lindoracy Maciel da Silva,
Tesoureiro: Fr. João Carlos Messias da Silva;
Vice tesoureiro: Jefferson Alexandrino Carvalho da Silva
Departamento Pastoral e Assistência Espiritual: Frei João Carlos Messias da Silva;
Departamento de Conselho: José Egídio Quintal e Raimundo Eustaquio de Oliveira
Supervisora: Zélia Brás;
Departamento Jurídico: Benedito Nabarro, Erno Sorvo e Haolibamo Mamede Alles;
Departamento de Saúde: Verônica Reis Silva e Maria Raimunda Batista Cruz;
Departamento Social de Eventos: Maria Cleusa Teixeira Quintal, Adriana Rodrigues dos Santos et al;
Departamento de Atividades Produtivas: Neide Morais Nunes, Francisca Rodrigues Santos e Antônio Ilton R. Silva;
Departamento de Suprimentos: Deusdeth Miranda Fonseca, Wilson Pereira Silva e Antônio Maria Monteiro.

Todos colaboram gratuitamente com a mesma coragem e ousadia com que frei Narciso conduziu esta obra de amor e fé.

Parabéns ao Abrigo frei Narciso Baisini! Aos frades Capuchinhos pela gerência nesta importante obra social e todos os voluntários que fazem acontecer esta obra de amor e fé.

Autor:
Frei Davi Cardoso, OFMCap
No items found.
Comente