Vestição Noviços Capuchinhos do Sudeste
Um dos símbolos muito fortes que a nossa ordem tem para esse seguimento de Jesus Cristo é o uso do hábito. O hábito não representa, para nós, uma veste de pompa, uma veste sacerdotal, mas uma veste de humildade.
Aqueles que batem à Ordem pedem para que sejam revestidos da cruz de Cristo. O Hábito Franciscano, e de forma especial o Capuchinho, representa a Cruz do nosso Senhor, que nós temos que levá-la e suportá-la a cada dia, assim como nosso Mestre e Senhor Jesus Cristo levou em toda a sua vida. Então, a partir de hoje, vestidos com o nosso Hábito, é nessa dinâmica da obediência a Deus e também da simplicidade que vocês devem viver. Devem abandonar todos os desejos de glória que possam existir ainda em seus corações, todo o desejo de poder, para abraçar uma vida de humildade e fraternidade.
Então, é uma mudança de vida totalmente: é abraçar o Cristo que se rebaixa e se torna cada um de nós, assumindo a nossa carne, a nossa condição humilde, para poder anunciar o Reino de Deus.
E, neste Tempo em que nós estamos deixando o Tempo Comum para entrar no Tempo do Advento, Tempo onde nós nos preparamos para receber a Encarnação de Jesus Cristo, que vocês possam sempre se espelhar no amor de Deus, que se fez homem por nós. Esse amor, que foi levado até a última condição, deve ser o espelho para vocês. Se espelhando nesse amor de Deus que se faz homem e que se entrega por cada um de nós, vocês hoje estão convidados a viver a vida de vocês: uma vida de entrega, uma vida de humildade, uma vida de amor, sempre para a salvação do mundo e para o anúncio do Reino de Deus.
E, se assim vocês fizerem, com certeza serão recebidos um dia no Reino Eterno. Aqueles que são fiéis àquilo que prometem neste mundo, serão recebidos por Deus um dia na sua Glória.
Vocês já foram consagrados uma vez pelo Batismo e agora estão se preparando para um dia dizerem um Sim definitivo na caminhada para Deus. Então, esta segunda caminhada começa hoje, para um dia terminar nos Votos Perpétuos, onde vocês vão dizer o Sim por toda a vida.
Que Deus, então, conserve a cada um de vocês nesta caminhada. Que Deus conserve a vida e a fidelidade de vocês, para que possam, assim como o nosso Seráfico Pai São Francisco e os Santos da nossa Ordem Seráfica Capuchinha, darem sempre testemunho de Deus numa vida de humildade, de obediência e de castidade.