Ordenação do Frei Márcio Patrício Monteiro em Piracicaba
“Viu-o e moveu-se de compaixão!” (Lc 10, 33)
A citação evangélica do texto lucano nos conduz a cena do homem que descia de Jerusalém para Jericó e foi vítima de assaltantes, que o deixou quase morto. Jesus diz que “um samaritano, que estava viajando, chegou perto dele, viu e teve compaixão. Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas. Depois colocou o homem em seu próprio animal, e o levou a uma pensão, onde cuidou dele” (cf. Lc 10, 33 – 34).
Desta citação do Evangelho, Frei Márcio Patrício Monteiro escolheu o lema que inspirará seu ministério presbiteral, que recebeu da Igreja, pela Prece de Ordenação e imposição das mãos de S. Exma.Revma. Dom Frei Carlos Silva, OFMCap, bispo auxiliar da Arquidiocese de SãoPaulo, no dia 29 de abril de 2023, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Piracicaba– SP.
A manhã daquele sábado testemunhou esse momento de verdadeiro kairós na vida da Igreja, da nossa Ordem e da nossa Província, pois, Frei Márcio, recebeu o segundo grau do Sacramento da Ordem, sendo assim, constituído ministro sagrado para o serviço de Cristo, cujo ministério participa, em favor de todo o povo de Deus. O ministério presbiteral impele a Frei Márcio que, configurado ao Cristo, sumo e eterno sacerdote, seja atento as necessidades dos nossos irmãos e irmãs e, movendo-se em direção a eles, manifeste a face misericordiosa de Deus através do seu testemunho pessoal.
Um especial tríduo vocacional preparou a comunidade para celebrar a ordenação. Estiveram presentes nesses dias frades, formandos, religiosas, amigos e a comunidade paroquial. As celebrações nos convidaram a rezar pelas vocações, pelos ministérios na Igreja e por Frei Márcio. Junto a essa preparação, muitas pessoas envolvidas na preparação da grande festa, cuidado de cada detalhe com muito esmero.
Com a presença da família, amigos e amigas dos diversos lugares em que viveu Frei Márcio, frades, padres, religiosos e religiosas, formandos, celebramos a eucaristia com solenidade, onde o rito da ordenação emocionou a todos. No contexto do “domingo do Bom Pastor”, Dom Frei Carlos, em sua homilia, lembrou o Frei Márcio que as capacidades pessoais só podem ajudar no exercício do ministério se estiverem unidos ao Pastor Eterno, Jesus Cristo. Frei Márcio é convocado a amar a Deus e aos irmãos a partir da fonte transbordante do amor que se chama é Jesus. E por causa deste amor que se é capaz de servir a Cristo e pastorear suas ovelhas.
Emocionado, compartilhou aspectos da sua jornada longa e árdua, mas que Deus sempre se fez presente. Agradeceu generosamente por esse momento de graça e pela presença de todos nesses dias de celebração! Desejamos ao Frei Márcio que seu ministério seja um fecundo serviço de amor e misericórdia aos nossos irmãos e irmãs e que o Cristo Bom Pastor, samaritano da humanidade, o sustente no bom e santo propósito!