A Comissão surgiu com a missão de conscientizar os Capuchinhos do Brasil sobre a importância dos Bens Culturais e Patrimoniais e desenvolver o sentimento de pertença deste legado cultural. E para melhor desenvolvimento e aplicabilidade dessa missão são realizados encontros anuais cujo objetivos são:
- Produzir subsídios de normatização para a preservação e acessibilidade dos acervos arquivísticos, bibliográficos e museológicos pertencentes aos freis capuchinhos do Brasil.
- Promover o conhecimento das Normas Canônicas sobre os Bens Culturais Eclesiásticos.
- Capacitar Frades para trabalhar na prevenção, proteção e defesa dos bens culturais.
- Assessorar a organização de arquivos, bibliotecas, museus e centros culturais nas Províncias e Custódias dos capuchinhos do Brasil.
A Comissão foi aprovada pela CCB na reunião de Maio/2014 em Belo Horizonte. Os Ministros Provinciais indicaram confrades que já possuíam formação nesta área ou são responsáveis por arquivos, centros culturais e museus. A primeira reunião da Comissão aconteceu em São Paulo no dia 31 de novembro de 2014.
Esse ano, 2022, o encontro volta a ser realizado de forma presencial na Cúria Províncial dos Capuchinhos de São Paulo entre os dias 17 - 19 de junho.
Em breve, mais informações.