Natural de Bom Jesus do Amparo, antigo seminarista no Seminário Seráfico Santo Antônio, em Ouro Fino, nasceu em 14 e novembro de 1948. Filho de Joaquim Secundino Nepomuceno e Zila Fernandes Maltês. Ingressou na Ordem em 1997 já sacerdote secular, ordenado em 19 de agosto de 1994. Iniciou o Noviciado em Patos de Minas em dezembro de 1997, fazendo a primeira Profissão Religiosa em 06 de dezembro de 1998. Professou os Votos Perpétuos em 06 de dezembro de 2001.
Residiu nas diversas Fraternidades de nossa Província sempre colaborando com a formação dos frades e com os serviços paroquiais, além de trabalhar na Secretaria Estadual de Educação. Nos últimos anos, residiu na Fraternidade Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, em Belo Horizonte, onde também colaborava nos cuidados de sua irmã. Faleceu em sua cela no final da manhã de 08 de junho de 2023, por decorrência de sua doença.
Foi velado na Igreja Conventual e Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia em Belo Horizonte e sepultado na Capela dos frades no Cemitério da Saudade, localizado na mesma cidade.