130 anos da presença dos Frades Capuchinhos em Taubaté

130 anos da presença dos Frades Capuchinhos em Taubaté

Em 1881, Frei Luiz Maria de São Tiago, residindo em Piracicaba, foi encarregado pelo Provincial de Trento na Itália para fazer uma visita a Taubaté, onde o Clero e o Povo pediam a presença dos capuchinhos, oferecendo-lhes de presente o antigo Convento Santa Clara, que pertencera aos Frades Franciscanos e estava abandonado. Após sua vista, Frei Luiz respondeu ao Provincial:  “Depois de ter examinado todas as coisas em Taubaté, tendo pesado os pós e os contras, acho que seja oportuno receber o convento que está em Taubaté e que ali nos estabeleçamos”. Os passos foram dados com rapidez. No dia 14 de abril de 1891 um decreto passava a posse do Convento Santa Clara aos Capuchinhos. Frei Luiz foi nomeado primeiro Guardião. Chegou com os primeiros Frades e tomou posse no dia 13 de janeiro de 1892.

Frei Luiz, em Taubaté, distinguiu-se pelo seu zelo missionário. Além de reformar a Ordem Terceira Franciscana Secular dando-lhe novo entusiasmo e espalhou a devoção ao Imaculado Coração de Maria. Era seu costume consagrar as pessoas, as obras, a cidade ao Coração de Maria. Fez dessa devoção a força do seu apostolado.

No dia 06 de novembro, dia de todos os Santos, os Frades Capuchinhos, as Irmãs Franciscanas do Coração de Maria, a Ordem Terceira Franciscana Secular celebrara 130 anos da presença dos Frades Capuchinhos em Taubaté com uma Missa Solene. Foi um momento de agradecimento e louvor a Deus por tantas graças e Bênçãos recebidas ao logo desses 130 anos. No final da Celebração, aos pés da Imagem do Imaculado Coração de Maria a Família Franciscano consagrou a Cidade de Taubaté ao Imaculado Coração de Maria.

Autor:
Frei Gerson da Silva Mercês, OFMCap
No items found.
Comente